Locaweb fecha parceria para ampliar acessibilidade de deficientes auditivos à internet

Plataforma de tradução em Libras será disponibilizada gratuitamente para os clientes

Com o objetivo de impulsionar a acessibilidade em Libras nos sites nacionais, a Locaweb acaba de fechar parceria com a Hand Talk, plataforma que traduz textos em português para a Língua Brasileira de Sinais.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em vigor desde janeiro último, diz no artigo 63 que: “é obrigatória a acessibilidade nos sítios da Internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente”.

“Essa plataforma democratiza a nível nacional o acesso online à informação de deficientes auditivos com dificuldade de leitura de conteúdo escrito”, explica Raquel Dalastti, gerente de marketing de produtos da Locaweb e responsável pelo projeto. A tradução das frases selecionadas pelo usuário com o cursor do mouse é realizada pelo Hugo, um simpático intérprete virtual.

De acordo com o CENSO 2010 do IBGE, são quase 10 milhões de brasileiros com deficiência auditiva, cerca de 5% da população. A maioria tem a Libras como sua primeira língua. 70% têm dificuldades de compreender o português e dependem exclusivamente dos sinais para obter informação.

“Essa parceria com a Locaweb é um grande passo na missão de ofertar mais acessibilidade na web. Estar conectado não é uma escolha, mas sim uma necessidade”, afirma Ronaldo Tenório, CEO da Hand Talk.

Também já é possível encontrar o Hugo no site da Locaweb. Basta o usuário acionar o botão de acessibilidade e ver o personagem na lateral do browser traduzindo em Libras o conteúdo do parágrafo selecionado.

“Como somos líderes em Hospedagem de sites no Brasil, acreditamos que esta parceria inédita, de fato, incluirá massivamente os deficientes auditivos como um público em potencial de diferentes mercados. Nosso objetivo é atender o cliente sempre da melhor forma possível e a Hand Talk nos proporciona isso”, conclui Dalastti.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s