Mercado de TI tem 50 mil vagas a serem preenchidas

O mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação continua em alta e deve crescer 2,6% em 2016. A expectativa é que serão necessários 750 mil profissionais de TI no Brasil nos próximos 4 anos. Porém, o mercado não quer apenas preencher vagas - quer contratar profissionais qualificados e talentosos.

Enquanto o desemprego no Brasil chega a 11,2% no trimestre encerrado em abril de 2016, segundo o IBGE – a maior taxa de desocupação desde o início da pesquisa, em 2012 – o mercado de Tecnologia da Informação (TI) emprega 1,3 milhão de pessoas e cerca de 50 mil postos de trabalho estão esperando por um profissional qualificado, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O mercado de TI deve crescer 2,6% em 2016, segundo a empresa de consultoria e pesquisa de mercado International Data Corporation (IDC), se consolidando entre os dez setores com mais investimentos até o fim do ano. A projeção de crescimento deste ano é de 30% a mais do que o número de empregados atual, 1,3 milhão. No primeiro semestre de 2015, a Catho aumentou em 44,2% o número de vagas no setor de TI. Em junho, por exemplo, foram abertas 10.105 vagas, 3.640 a mais que no mesmo período em 2014.

Os serviços oferecidos através da tecnologia já fazem parte do dia a dia das pessoas. Delivery de comida, transportes de deslocamento e frete, reservas de restaurantes, aulas de exercícios físicos, pagamento de contas, dentre tantos outros, são oferecidos a partir de aplicativos desenvolvidos por profissionais de TI. A expectativa é que nos próximos quatro anos o Brasil vá precisar de 750 mil profissionais de tecnologia. Porém, o mercado não quer apenas preencher vagas, mas sim contratar profissionais qualificados e talentosos.

“Entender sobre Gestão de TI focado no âmbito de como administrar e gerenciar todos os artefatos de tecnologia da informação de uma empresa, tornou-se um diferencial para o profissional da área” ressalta Leandro Rubim, diretor dos cursos de Educação On-line da FIAP. Leandro ressalta que as vagas realmente existem, mas é necessário pensar adiante. “Além do conhecimento de desenvolvimento de sistemas web e mobile, o profissional de TI deve estar antenado aos assuntos atuais da área, como inteligência artificial, internet das coisas, realidade virtual, dentre outros” analisa.

O grande desafio de se especializar e buscar um emprego neste ramo – que tende a crescer cada vez mais – é principalmente para aqueles que já estão no mercado de trabalho, pois é difícil conseguir tempo e dinheiro para investir em um curso de graduação. Uma ótima opção neste caso são os cursos on-line. Eles têm um custo menor do que os cursos presenciais e podem ser realizados durante o tempo livre do aluno ao longo do dia. Além disso, é uma modalidade que vem se modernizando e tornando o aprendizado mais leve e interativo para aqueles que desejam criar sua própria rotina.

Opções de Cursos On-line em TI

A faculdade de tecnologia FIAP, por exemplo, oferece dois cursos tecnólogos on-line: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Tecnologia da Informação. São cursos de dois anos de duração que proporcionam um aprendizado com muitos diferenciais. As aulas são disponibilizadas em áudio e vídeo, permitindo que o aluno assista em diversos lugares; o conteúdo é produzido em formato jornalístico como entrevistas, que deixam o aprendizado muito mais leve; há projetos de gamificação para estimular a cooperação e competitividade; o TCC convencional foi substituído pela elaboração de uma startup, que deve ser desenvolvida pelo aluno no fim do curso. Um diferencial que pode ajudar muito, inclusive para quem já trabalha na área, é a certificação por módulos. Ao término de cada módulo do curso, o aluno recebe uma certificação profissional.

As inscrições para o próximo semestre já estão abertas e o vestibular pode ser feito presencialmente ou utilizando a nota do ENEM e realizando uma entrevista presencial ou on-line via hangout ou Skype. https://www.fiap.com.br/online/graduacao/

Website: https://www.fiap.com.br/

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s