Mercado imobiliário apresenta retração de preços segundo o índice Properati-Hiperdados

Índice PROPERATI-HIPERDADOS medidor de inflação do mercado imobiliário referência nacional de preços para incorporadora e construtora

Conforme medição de preços do mercado imobiliário realizada através do índice PROPERATI-HIPERDADOS ( www.hiperdados.com.br ), verifica-se que os preços estão apresentando retração e isso está acontecendo por alguns motivos, sendo o mais relevante para os últimos tempos os juros para financiamento.

E por que isso acontece?

É importante entendermos que no meio das questões governamentais não há nenhuma modificação no cenário dos juros, ou seja: TAXA SELIC permanece em 14,25% a.a.
Olhando pelo lado bom: os bancos agradecem, pois, suas operações de juros são lastreadas na SELIC e quanto mais alto for, mais juros o banco cobra e consequente mais lucro o banco consegue ter na mesma operação. E a TAXA SELIC já completa aniversário de um ano nesse nível de 14,25% a.a.
Entretanto, com os juros altos as linhas de financiamento ficam inviáveis para as famílias, o consumo diminui, mesmo havendo muita demanda.

Com a diminuição do consumo irreversivelmente o preço geral dos imóveis reagem na mesma razão, assim sendo, os preços estão apresentando retração em todas as praças analisadas que são elas: Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

Exceção aplicada para o IPH-RES/C de São Paulo e Curitiba que apresentaram alta, mas que é pouco representativo, pois em São Paulo o IPH-RES/C responde por cerca de 20% da amostra e em Curitiba IPH-RES/C responde por cerca de 17% da amostra.

Confira na tabela como os preços estão se comportando na medição de maio/2016 nos índices PROPERATI-HIPERDADOS.

Dependendo do imóvel, o momento pode ser excelente para quem pretende adquirir e pode desfavorecer quem precisa vender.

Quer saber mais acesse: www.hiperdados.com.br

legenda da tabela:
* IPH-RES/G – Índice de Preços Properati Hiperdados Residencial Geral
* IPH-RES/A – Índice de Preços Properati Hiperdados Residencial Apartamentos; e
* IPH-RES/C – Índice de Preços Properati Hiperdados Residencial Casas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s