O mercado de cartuchos remanufaturados no Brasil

Em 2015 a venda de impressoras chegou a cair 22% em relação aos últimos anos. A crise tem mostrado cada vez mais a sua face e isso faz com que surjam alternativas para combatê-la e não deixar o mercado se agravar.

O mercado de produtos remanufaturados para impressoras ainda é um ramo que possui grande abertura no país, mesmo em grandes cidades onde o tipo de serviço já faz parte do cotidiano e a concorrência é muito grande, os profissionais que adentram neste mercado só precisam levar em conta uma diretriz, prestar um bom serviço para conquistar sua parcela.

Este tipo de trabalho surgiu pela identificação das necessidades devido ao aumento da venda das impressoras jato de tinta que precisavam de cartuchos de tinta para funcionar, com o preço alto dos insumos originais, profissionais de remanufaturamento de cartuchos surgiram.

Muita gente confunde a remanufatura dos cartuchos com reabastecimento, serviços totalmente diferentes em processos e qualidade. No processo de remanufatura o cartucho é reciclado, suas partes principais são substituídas por peças novas e a tinta utilizada é de qualidade. No processo de reabastecimento, a tinta é apenas inserida na carcaça do cartucho já usada.

O mercado ainda está aberto para este serviço, pois apesar da venda de impressoras jato de tinta e laser ter apresentado queda nos últimos anos, houve um crescimento em relação a fabricação das impressoras com tecnologia Bulk Ink e ao mercado da sublimação.

A Creative Cópias possui todos os equipamentos necessários para se iniciar no ramo de cartuchos remanufaturados, estão disponíveis equipamentos e materiais necessários, inclusive, a marca é referência no mercado de cartuchos e toners compatíveis com expertise de mais de 16 anos no mercado.
Quem sente dúvida em como abrir este tipo de negócio deve fazer um planejamento e pesquisa de mercado, deve-se levar em consideração detalhes como preços de locação, visibilidade do empreendimento e documentação, a área requer equipamentos específicos como balança eletrônica, clamp para aplicação de vácuo, máquinas de limpeza, máquinas de recarga, entre outros.

O mercado está em crescimento, segundo pesquisas da Associação Brasileira de Recondicionadores de Cartuchos, 12% dos mais de 120 milhões de cartuchos de tinta vendidos no Brasil são recondicionados e 15%, compatíveis. E ainda, dos cartuchos originais vendidos, 40% são recarregados para novo uso. Quando o assunto é toner, os números também são animadores, já que o consumo de toner remanufaturado por ano chegou a 1.400 mil kg por ano.
Website: http://www.creativecopias.com.br/

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s