O momento para as empresas se reinventarem é agora

Há algo em que muitas empresas se destacam das demais e que se pode chamar de "Teoria da Antecipação"

Sem artigos acadêmicos, citações em livros e aulas em faculdades, aprende-se essa teoria na prática, vendo e admirando casos de sucesso. Talvez, ela seja mais fundamentada pelos profissionais do mercado financeiro, que analisam gráficos, realizam estudos e fazem previsões e, o que não se pode negar: eles acertam mais do que erram!
Em todos os outros mercados não há diferença: empresas que acompanham as mudanças conseguem identificar tendências e se tornam líderes nestes nichos que surgem a cada dia.

A economia brasileira aponta sinais de recuperação, mas ainda há muitos ajustes que precisam ser feitos. A facilidade (e “baratês”) do crédito inflacionou alguns mercados; muitos investiram, sem prever um reajuste e antecipar uma tendência de queda.

E as perguntas que ficam:
-Quando tudo voltará ao normal?
– Há algo que possa ser feito?

Em mercados com evoluções disruptivas, novos nichos são criados e, consequentemente, novas oportunidades. Vivemos a era tecnológica, não faz sentido deixar de implementar estas evoluções nas empresas. Pois o que demanda repetidas tarefas, pode ser feito gratuitamente por algoritmos, proporcionando um melhor aproveitamento do recurso mais valioso de uma empresa: o humano.

Será que estamos em um momento ímpar para nos anteciparmos a uma evolução no setor de transporte? Há quantos séculos este mercado existe, da forma que existe? O que pode ser feito de novo, que possa melhorar para transportadoras e para empresas quem precisas dos seus serviços?

De olho neste momento, uma Startup capixaba desenvolveu a plataforma Frete Rápido, que conecta empresas e transportadoras, possibilitando realizar cotações de fretes em tempo real, solicitar coleta em um clique, monitorar todas as cargas, além de retornar aos usuários informações que podem ser utilizadas no planejamento da empresa.

O fato de comparar preços e prazos proporciona às empresas economia de até 70% nos gastos com fretes. A rapidez da tecnologia otimiza a mão de obra nas empresas e possibilita que diferentes sistemas se comuniquem de forma independente. Esta tecnologia vem sendo utilizada por várias empresas de todo país, basta acessar o site www.freterapido.com, fazer o cadastro e começar. Seu funcionamento é totalmente gratuito.

Ao mesmo tempo que proporciona rapidez e redução de custo às empresas, o Frete Rápido aumenta as vendas das transportadoras, proporcionando margens maiores e mais rentabilidade. Isso só é possível pela forma como conectam empresas e transportadoras, criando um novo conceito comercial. A Startup contou com apoio de algumas das maiores transportadoras do País durante seu desenvolvimento, desde know-how a funções que possibilitassem a redução de tarefas e, consequentemente, uma otimização operacional e de custos.

O mercado de transporte de cargas movimenta mais de R$ 70 bilhões anualmente, com cerca de 15 milhões de empresas que utilizam os serviços de transportadoras todos os dias. Muitas vezes o custo do frete chega a corresponder até 30% do preço de venda dos produtos. As reduções de custo obtidas podem ser repassadas ao preço final, fazendo com que as empresas aumentem suas vendas e tenham mais fôlego para superar momentos econômicos difíceis como o atual. O Frete Rápido apresenta resultados crescentes: em julho deste ano tiveram aumento de 96,3% no número de empresas utilizando sua tecnologia.

No mercado existem aplicativos que operam com cargas lotadas/fechadas. Estes aplicativos atendem perfeitamente a demanda de quem possui uma carga de soja, de madeira, ou qualquer outro produto que ocupe um veículo por inteiro e que não possa ser transportado junto com outros tipos de cargas. Com isso criou-se a necessidade de inovação para as transportadoras de cargas fracionadas, ou seja, o produto já industrializado, embalado e que não ocupe todo um veículo, podendo assim ser transportado junto com outras cargas, de outras empresas. Por exemplo: cosméticos, calçados, eletrônicos, confecção, entre outros.

Existem hoje no Brasil cerca de 5 mil transportadoras de carga fracionada que são responsáveis por transportar grande parte do PIB. O tempo todo surgem novas empresas que reviram mercados estabelecidos inserindo novos players; podemos citar o efeito Uber como exemplo: sua metodologia foi replicada em vários outros setores da economia. Especialistas começam a se perguntar se este modelo de negócio saturou. Há quem diga que sim, que o próximo passo serão soluções que utilizem estruturas e players existentes, gerando resultados e criando valor a todos.

Seguindo a linha de antecipar tendências, o Frete Rápido se apresenta ao mercado também como uma solução em gestão da empresa e de riscos, seus algoritmos cuidam de todas as cargas, monitorando prazos, seguros, e até possíveis acidentes. Cerca de 70% das empresas brasileiras realizam esta gestão manualmente, telefonando e enviando e-mails para saber sobre suas cargas. Em pleno século XXI, quando temos Uber, Airbnb, Netflix e cia, não faz sentido perder até 40 minutos para enviar uma carga, ou até mesmo realizar vários telefonemas para saber se os produtos foram entregues.

Definitivamente, podemos afirmar que o momento de se reinventar é este: estamos presenciando novos líderes de mercados e, principalmente, novos mercados. É hora de aproveitar!

Website: https://freterapido.com

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s