Pesquisa revela perfil do mercado de farmácias de manipulação no Brasil

“Panorama Setorial Anfarmag: Farmácias de Manipulação Brasileiras 2015/2016” mostra que setor é formado por microempresas e empresas de pequeno porte lideradas por mulheres com formação superior; segmento gera 90 mil empregos diretos

Na quinta-feira, 7 de julho, a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) vai lançar, durante o 11º Congresso Internacional Consulfarma, o Panorama Setorial Anfarmag: Farmácias de Manipulação Brasileiras – 2015/2016. A publicação é fruto de uma pesquisa realizada com proprietários de farmácias de manipulação de todo o país para traçar o perfil das empresas e dos empresários que atuam no setor.

O Panorama Setorial Anfarmag revela que as farmácias de manipulação são principalmente microempresas ou empresas de pequeno porte: 94% estão no regime tributário do Simples e a média é de 12 funcionários por empreendimento. Ao todo, o segmento gera cerca de 90 mil empregos diretos.

Um dado curioso é que as mulheres estão à frente de 71% dos empreendimentos. Esse empresariado tem, em média, 43 anos e, em sua maior parte, graduou-se em farmácia (84%). Os proprietários lidam diretamente com a gestão do negócio (88%).

O diretor executivo da Anfarmag, Marco Fiaschetti, explica que entender esse perfil é importante para identificar os caminhos para o desenvolvimento do setor nos próximos anos. “Estamos falando de empresas com equipe enxuta, em que o proprietário está sempre presente e assume inúmeras tarefas. O principal desafio do empresário é gerir o tempo para se dedicar às atividades-chave e garantir uma gestão profissional”, afirma.

Segundo Fiaschetti, apesar de se assemelhar a micro e pequenas empresas de outros segmentos, nas farmácias de manipulação, há um fator adicional: o setor é marcado pelo atendimento e o preparo de medicamentos de forma individualizada. “Isso implica em empresas que fazem uso intensivo de mão de obra. A gestão de pessoas, portanto, também é fator primordial para o sucesso”, diz.

Vale lembrar que o setor demanda mão de obra especializada justamente devido à individualização que é própria das farmácias de manipulação. Metade da equipe das farmácias está alocada na área de manipulação e todo o processo é supervisionado por farmacêuticos. Os proprietários são os responsáveis técnicos em 75% das vezes e acompanham de perto a atividade principal da empresa com foco em garantir a qualidade, eficácia e segurança das formulações.

Humor do empresariado – As entrevistas para o Panorama Setorial Anfarmag foram realizadas no segundo semestre de 2015, em um cenário de crise econômica. Ainda assim, os empresários do setor se mostravam otimistas. Entre os entrevistados, 72% declararam estar investindo em melhorias e 87% afirmaram que pretendiam investir na farmácia nos meses seguintes.

Além disso, 73% deles disseram que o faturamento cresceu ou se manteve estável nos 12 meses anteriores à pesquisa. Segundo eles, os principais motivos para o bom desempenho foram ações com material de propaganda; divulgação na internet, jornais e revistas; intensificação da divulgação para profissionais prescritores (médicos, nutricionistas, dentistas e médicos veterinários).

Sobre a Anfarmag – Entidade sem fins lucrativos, a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais representa o setor magistral, voltado para a preparação (manipulação) de medicamentos e produtos para a saúde de forma personalizada que atendam às necessidades específicas de cada paciente.
Website: http://www.anfarmag.com.br/home

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s