Quatro bons motivos para você desenvolver um aplicativo móvel de negócios para sua empresa

Ter um aplicativo móvel da marca não é modismo ou algo para manter o “brand awareness” (conhecimento da marca). É para continuar vendendo e, sempre que possível, aumentar as vendas. Não é mais uma opção ou uma alternativa, para muitas empresas. Como as vendas através de celulares estão crescendo num ritmo elevadíssimo, ou a empresa passa a fazer negócios via celular ou passa a perder clientes e receitas, reduzindo sua participação de mercado

Hoje é praticamente impossível ir a qualquer lugar e não ver pessoas manuseando seus smartphones. As pessoas têm seus momentos de mobilidade em qualquer situação, estando isoladas ou em grupo. Mais e mais as pessoas se conectam com as outras usando seus dispositivos móveis. E querem também se comunicar com as empresas de seu interesse da mesma forma. Sem horário comercial, sem fim de semana: tem que ser a qualquer instante, 24 horas, 7 dias por semana.

Para a sua empresa a decorrência é clara: além de ter um website, tem que desenvolver e manter um aplicativo móvel que acompanhe esse comportamento dos clientes e, sempre que possível, permita alavancar os negócios.

Muitos profissionais de marketing acreditam que construir uma aplicação móvel é uma coisa relativamente fácil e que essa ferramenta vai, de forma instantânea, colocar as informações da sua empresa “na ponta dos dedos” dos clientes existentes e potenciais. Mas é isso que os clientes estão de fato querendo?

Os smartphones surgiram em 2007 com o Iphone. Há 9 anos. Os jovens e adolescentes daquela época estão hoje na faixa de 20 a 30 anos – e não sabem o que é viver num mundo sem toda essa interatividade permitida pela internet e os dispositivos móveis. É gente que está começando a vida profissional, casando (ou juntando), adquirindo bens móveis e imóveis… E quer fazer o máximo possível usando o seu “celular” – que hoje é um potente computador com telefone, geolocalização e outras facilidades como mensagens “push”. Fazendo o menor esforço possível para o que quer que seja: pesquisar, comprar, reclamar, solicitar assistência. Isso vai muito além de um “catálogo eletrônico” – que ajuda na função de pesquisa de um produto ou serviço oferecido, mas não participa em todas as outras esferas de funcionalidades desejadas (e de certa forma exigidas) por essa nova massa de consumidores que se acostumou com facilidades. Isso também se aplica a boa parte da população mais velha, que também aderiu aos novos tempos – e cada vez mais depende de seus celulares inteligentes.

Se isso não está claro para sua empresa, ela corre o risco de perder uma fatia cada vez maior de clientes. Basta ver as estatísticas de uso de celular no Brasil. A internet é hoje muito mais acessada pelos celulares que pelos computadores tradicionais, por exemplo. As compras por celular crescem num ritmo alucinante.

Se sua empresa tem um produto (ou serviço) que requer assistência pós-vendas, ou que pode ser personalizado por comprador, ou que requer uma interação contínua com sistemas existentes na empresa (para atualização e troca de informações), com certeza o “catálogo eletrônico” não vai ajudar a alavancar nem as vendas, nem a satisfação dos clientes, nem a retenção deles.

Por isso o desenvolvimento de aplicativos móveis tem que partir de perguntas essenciais sobre o que sua base de clientes (potencial e efetiva) de fato está querendo e – por outro lado – o quanto sua empresa pode aumentar o volume de negócios (ou reduzir custos) oferecendo uma aplicação mais interativa e mais acoplada aos seus processos de negócios. A resposta a essas perguntas permite definir um aplicativo móvel que terá grande chance de permanecer no smartphone do cliente – em vez de ser apagado após sua primeira utilização. E é isso que garantirá que o cliente continuará se relacionando com sua empresa.

4 Bons Motivos para sua empresa Desenvolver um aplicativo de Negócios

#1 Marketing On-the-fly: seus clientes podem acessar seu negócio a qualquer hora, em qualquer lugar. A melhoria contínua do aplicativo, depois de lançado, com a simplificação de uso e a inclusão de novos serviços e funcionalidades, aumenta a sua taxa de utilização e evita que a ele seja esquecido, ou pior, apagado.

#2 Research On-the-fly: se você usa qualquer infraestrutura de distribuição para vender seus produtos, não tem a menor ideia sobre os compradores e nem o menor controle sobre a utilização dos produtos. A menos que faça uso de pesquisas de mercado que, em geral, são caras e sempre tem um “delay” entre a captura dos dados, a tabulação e a disponibilização efetiva dos resultados. Se você não tem venda direta de nenhuma espécie (venda pessoal ou venda via website da empresa), vai depender 100% dessas pesquisas externas. Com um aplicativo móvel inteligente, no mínimo você consegue obter os dados de seus clientes. Passa a saber como eles estão distribuídos geograficamente e onde eles estão, a cada momento. E pode se comunicar com eles a qualquer instante.

#3 Cloud Sales: se você é líder de mercado, provavelmente precisa se esforçar muito para manter o volume de vendas. Se não é líder ainda, deve estar se esforçando para vender cada vez mais. Resumindo: se você tem um negócio, está sempre se esforçando para vender cada vez mais ou melhor (com mais resultados, especialmente quando é possível reduzir ou eliminar custos da cadeia de distribuição e entrega). O ideal é que as vendas estejam nas nuvens e os custos de vender e entregar caiam por terra. Como as aplicações mobile são cada vez mais usadas e a parcela de vendas (do total das vendas via internet) feita através de mobile é cada vez maior, se você não vender via mobile vai perder clientes e um faturamento cada vez mais significativo. Pior ainda: vai perder a capacidade de atrair novos clientes, na mesma proporção. Logo, ter um aplicativo da marca é importante para continuar vendendo e, sempre que possível, aumentar as vendas. Não é mais uma opção ou uma alternativa, para muitas empresas. É uma necessidade imperativa para não ficar nas sombras de concorrentes que estão com as vendas nas nuvens.

#4 Client Networking: se você parar para pensar sobre seus clientes, provavelmente vai concluir que eles têm coisas em comum: gostos parecidos, necessidades similares, interesses de uma mesma natureza. O “cluster” de seus clientes provavelmente indicaria interesses muito próximos ou parecidos em termos de interesse, hábitos e desejos. Se seu aplicativo abrir as portas para os clientes da marca se comunicarem e interagirem, há um mundo novo de oportunidades (desde dicas de uso dos produtos até oportunidades profissionais ou pessoais, ligadas à cadeia de uso do produto ou serviço vendido). Pense nisso: seu aplicativo móvel contendo (também) uma plataforma estratégica para comunicação entre seus clientes, a sua marca – e uma miríade de empresas que podem praticar coopetição com a sua.
Website: http://opusmobile.com.br

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