Rio de Janeiro lidera Índice de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia

Estudo inédito revela a atração das PCHs e das usinas eólicas, solares e de biomassa para os consumidores no Ambiente de Contratação Livre

São Paulo, 3 de agosto de 2016 – O Grupo Federal, empresa de geração, comercialização e gestão de eletricidade, acaba de lançar o Índice de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia. O levantamento dos primeiros seis meses do ano revela que o estado do Rio de Janeiro é a unidade da Federação com a maior atratividade para os consumidores eleitos para usar megawatts de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), usinas solares, eólicas e de biomassa.

O Rio de Janeiro obteve a nota “0,972”. O índice, tal qual o modelo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela Organizações das Nações Unidas (ONU), é calculado em um intervalo de “0,000” (para a menor atratividade) e “1,000” para a maior atratividade. O valor médio do índice do Grupo Federal para todo o Brasil ficou em “0,853” no primeiro semestre de 2016.

“Os consumidores fluminenses têm vantagens espetaculares na migração para o ambiente livre”, afirma Erick Azevedo, sócio-diretor da Federal Energia. “Em poucos momentos dos 20 anos desse mercado no Brasil, pudemos assistir uma atratividade tão forte”, complementa.

O índice foi calculado com base no preço médio comercializado no mercado livre entre as fontes incentivadas 50 (energia proveniente de Pequenas Centrais Hidrelétricas e usinas eólicas, solares e de biomassa) comparadas com as tarifas de distribuidoras que representam 98% do mercado cativo brasileiro. Por meio do índice, verifica-se que os meses de fevereiro e março registraram os picos de atratividade para as matrizes limpas de energia.

COMPORTAMENTO DO ÍNDICE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 (BRASIL)

jan fev mar abr mai jun média
0,870 0,963 0,963 0,843 0,770 0,710 0,853

Fonte: Grupo Federal ( “0,000” para menor atratividade e “1,000” para a maior)

COMPORTAMENTO DO ÍNDICE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 (RJ)

jan fev mar abr mai jun média
1,000 1,000 1,000 1,000 0,954 0,879 0,972

Fonte: Grupo Federal ( “0,000” para menor atratividade e “1,000” para a maior)

Website: http://www.federalenergia.com.br/

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s