Saiba quais os três principais erros cometidos por empresários brasileiros

Empresário e fundador da Longitude - Escola de empreendedorismo, cita quais os principais erros cometidos por empreendedores e orienta como vencer as barreiras iniciais de um negócio

O brasileiro está empreendendo cada vez mais. Somente no ano passado, segundo pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo, houve um aumento de 39,3% na abertura de novos negócios. Porém, muitos deles não sobrevivem aos primeiros cinco anos, por conta de falhas na gestão ou mesmo porque se basearam em uma má ideia. Pensando nesses empreendedores, o fundador da Longitude – Escola de Empreendedorismo (https://www.escolalongitude.com.br) David Pinto que baseia-se em mentorias com empresários de sucesso, conta quais os três principais erros cometidos pelos empresários brasileiros e explica como evita-los.

1 – Planeje e crie indicadores

Não planejar é uma das características mais comuns do empreendedor brasileiro e vemos isso no dia a dia da Longitude. Nossa escola se relaciona com milhares de empreendedores, de todas as regiões brasileiras, e esta característica é uma constante. Para evitar isso, basta o empreendedor avaliar suas estratégias e criar indicadores. A melhor forma de fazer é criar uma lista de perguntas e refletir sobre as respostas. Por exemplo: O que faz sentido e o que não faz sentido para o meu modelo de negócio? Quem são meus concorrentes? Qual o potencial de faturamento do meu negócio? Em média, quanto os meus concorrentes faturam? Que diferenciais vou oferecer para me destacar? Este ponto é o melhor para meu negócio? Como vou captar clientes? As pessoas querem comprar o que vou vender? Este exercício é essencial para evitar as falhas iniciais. Mas, para funcionar, é preciso que o empreendedor responda as perguntas de forma pratica e não emocional.

2 – Aprenda a precificar o seu produto ou serviço

Novos empreendedores muitas vezes pecam na hora de precificar o seu produto por diferentes motivos. Alguns por ganância e outros para agradar o mercado em um primeiro momento. Assim, enquanto uns trabalham com preços altos demais para realidade do mercado, outros jogam os valores para baixo, o que faz com que a conta não feche. Para acertar nisso, o empresário deve avaliar o custo fixo da sua operação, ou seja, custo de produção (aluguel, impostos, folha de pagamento, estrutura, transportes), o custo para obter leads (lead é com o mercado qualifica cada contato com o cliente e ele pode ser obtido por divulgação, publicidade, comissão), custo para desenvolver o produto ou com matéria prima. Tudo isso precisa ser avaliado e entrar no preço final do produto ou serviço. O empresário que não visualiza todos os seus custos, certamente terá prejuízo, ou então um lucro tímido.

3 – Eleja mentores

Antes de empreender, o empresário precisa ter em mente que ele não sabe tudo, não tem toda a experiência necessária para obter sucesso. Ele tem força, coragem e boas ideias, mas sairá a campo pela primeira vez. Então, vale aqui um exercício de humildade e esperteza – no melhor sentido da palavra. Eleger mentores, ouvir pessoas mais experientes, buscar referências nos tubarões do setor, é uma estratégia inteligente e necessária. Importante também sempre nivelar por alto, buscando ajuda com quem já fez sucesso. Nesta busca, certamente o empreendedor vai se surpreender com a boa vontade dos outros empresários em ajudar, transmitir inspiração e dar boas dicas para quem está começando.
Para mais dicas e curiosidades sobre o assunto acompanhe o executivo no YouTube e na sua fanpage:
https://www.facebook.com/davidpintooficial https://www.youtube.com/channel/UCVhyGUISBKpFm71IA57JIAg

Fundada em 2016, a Longitude – Escola de Empreendedorismo é uma empresa de David Pinto, que também detém a rede de franquias Instituto da Construção. Aos 30 anos, o empresário acumula histórias de sucesso no franchising. Além das marcas Longitude e Instituto da Construção, David é fundador da Doutor Resolve e Dona Resolve, redes de franquias com centenas de unidades, presença em 4 países, hoje pertencente ao grupo EFFE.
Com a experiência de sucesso, David Pinto começou a ser convidado para ministrar palestras e realizar mentorias em grupos que estimulam o empreendedorismo. Com isso, percebeu que existia uma lacuna a ser preenchida para a capacitação de novos empresários. Surgiu assim a Longitude, a primeira escola de empreendedorismo do Brasil, 100% online e que prioriza a prática e a interação entre alunos e empreendedores de sucesso.
Website: https://www.escolalongitude.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s