Seminário em Belo Horizonte apresentou equipamentos e técnicas de compactação de solos e asfalto

Evento promovido pelo SICEPOT-MG em conjunto com o Wirtgen Group e a Nicamaqui apresentou novidades do mundo da compactação

A Comissão de Equipamentos do SICEPOT-MG (Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais), juntamente com o Wirtgen Group e a Nicamaqui Equipamentos, representante do grupo na região, apresentaram o Seminário TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DE COMPACTAÇÃO, em Belo Horizonte neste dia 04/07.

De acordo com o presidente do SICEPOT, Emir Cadar Filho e do Vice Presidente, Henrique Baeta, é de suma importância a realização deste tipo de evento pois além de apresentar questões técnicas, mostram também as novidades tecnológicas que o mercado está utilizando.

Juliano Gewehr, Especialista de Produto & Aplicação do Wirtgen Group foi o palestrante e desenvolveu temas sobre a construção de vias e princípios da terraplanagem, testes de compactação, equipamentos, tecnologias e novidades para compactação de solos e asfalto. Tudo isto intercalado com sessões de perguntas e respostas que permitiram ao participante participar e esclarecer suas dúvidas.

“Os temas apresentados despertaram grande interesse dos presentes, que acompanharam atentamente as palestras e houve bastante participação nos momentos de perguntas e respostas”, afirma Jean Pierre Verneuil diretor da Nicamaqui Equipamentos .

“Um dos opcionais dos rolos HAMM, o compactômetro, despertou grande interesse dos presentes, pois orienta o operador em relação ao aumento da compactação do material, evitando passadas em excesso e identificando pontos onde há alguns problemas de compactação, por exemplo, em trechos em que a umidade do material está muito alta”, explica Juliano.
As diferenças de tecnologia de vibração e de oscilação (para aplicação onde há restrição de Impacto) também foram destaque, juntamente com tecnologias que ainda não vieram para o Brasil, mas fazem sucesso na Europa, como o rolo Hamm H 25 VC , que tritura e compacta materiais rochosos.

Dentre os 80 participantes, estiveram presentes ao seminário diretores, engenheiros e funcionários de campo de empresas da construção de Minas Gerais. Mas também estiveram lá engenheiros e diretores de empresas de mineração, estes com interesse para a compactação em barragens, onde apresentação do rolo Hamm 3520, de 20 toneladas e sua tecnologia foram destaque.

“O Seminário teve muito valor percebido na medida em que a melhoria da produtividade e redução de custos são agora uma necessidade. Este veio ao encontro desta expectativa que é comum entre Contratantes e Contratadas. Percebo que a proximidade com os fornecedores de equipamentos pode aportar ganhos tangíveis para a indústria da mineração e da construção.” Conclui Marcelo Chiabi, Gerente Executivo da VALE ao parabenizar a iniciativa do SICEPOT.

Fotos: Sabrina de Paula

_________________________________________________________________________________

Sobre o Wirtgen Group
Sediado na Alemanha, o Wirtgen Group é líder em tecnologia no setor de máquinas para construção e mineração. Atualmente reúne as marcas: Wirtgen, Vögele, Hamm, Kleemann, Benninghoven e Ciber.
Além da fábrica em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o grupo possui linhas de produção na Índia e China e atende os cinco continentes através de suas subsidiárias e revendedores.
O Grupo Wirtgen, que conta com 7000 funcionários, registrou 2,25 bilhões de euros em vendas em 2015.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s