Sete bibliotecas JavaScript para desenvolvedores criativos

Bibliotecas JavaScript são ferramentas úteis para desenvolvedores web. Elas adicionam funcionalidades e efeitos visuais interessantes, resultando em uma melhor experiência para os usuários, tudo isso com muita leveza e elegância.

A KingHost, empresa de hospedagem de sites nacional, criou uma lista com 7 bibliotecas essenciais para quem investir em criatividade nos seus projetos Java Script. “O uso de bibliotecas no desenvolvimento de software confere agilidade às soluções, pois entrega features prontas e customizáveis aos desenvolvedores” explica, Livia Lampert, Gerente de Marketing e Produtos da KingHost.

Confira algumas bibliotecas que foram desenvolvidas recentemente e que valem a pena serem descobertas.

D3.js
Uma biblioteca JavaScript para quem quer mostrar visualizações de dados interessantes. D3.js manipula documentos com base em seu conteúdo e, em seguida, mostra os dados em forma de visualizações dinâmicas e interativas usando HTML, SVG e CSS. É possível, por exemplo, gerar tabelas em HTML ou criar gráficos interativos em SVG.

Drop.js
Biblioteca JavaScript que ajuda a criar itens dropdown elegantes quando um usuário clica ou coloca o cursor sobre um objeto no site. Com animações suaves e design simples, Drop.js adiciona uma funcionalidade bonita e leve aos menus. É possível ver exemplos de menus suspensos no site da ferramenta.

React
Biblioteca JavaScript criada pelos times do Facebook e Instagram para facilitar a construção de interfaces de usuário (UI). Com esta biblioteca é possível ter modelos de programação mais simples e com melhor desempenho. Algo a salientar é sua possibilidade de integração com servidores rodando Node.JS. React é uma biblioteca prática que vai certamente ajudar a melhorar o fluxo de trabalho de muitos desenvolvedores.

EaselJS
Easel.js é a biblioteca que torna o trabalho com o elemento canva do HTML5 mais fácil. É útil para a criação de experiências gráficas impressionantes e para adicionar elementos lúdicos em ambientes online (é possível, literalmente, criar jogos com esta biblioteca). Para exemplos de uso do código, confira a página de demos.

Marionette.js
Ideal para os desenvolvedores Backbone, ela simplifica o código de aplicativos, obtendo como resultado views robustas e soluções de arquitetura. Esta biblioteca ajuda a compor layouts ricos com componentes leves, interações complexas de UI e muito mais.

Sticker.js
Para quem quer adicionar um detalhe que dê mais personalidade ao site, talvez essa seja uma boa biblioteca para checar. Permite criar o efeito adesivo sobre um elemento do site. Com essa microinteração, os usuários podem “descascar” a imagem para fora da página apenas passando o mouse sobre ela.

Vivus
Vivus ajuda a trazer os SVGs à vida, dando a eles a aparência de serem desenhados. É uma classe autônoma e sem dependências que suporta vários tipos de animação e opções de timing, assim como a opção de criar o script de animações com JavaScript.

Existem muitas bibliotecas JavaScript disponíveis na web. Para quem quer conhecer mais opções, uma lista ainda maior foi criada no blog da empresa, vale a pena dar uma olhada!

Website: http://www.kinghost.com.br/blog/2016/06/13-bibliotecas-javascript-que-facilitam-o-desenvolvimento-web/

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s