Sistematizar para fortalecer a gestão e os negócios

O mercado está mais exigente e para ser competitivo tornou-se necessário agilidade e a busca constante pela excelência gerencial

Segundo o estudo da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) com o IDC mostra que o investimento em software, hardware e serviços em 2015 teve um acréscimo de 9,2% sobre o ano anterior superando inclusive a média mundial do setor – 5,6%.

Isso mostra claramente um novo posicionamento do empresariado nacional que enxerga a necessidade cada vez maior da aproximação do universo gerencial com a contabilidade através da gestão integrada de tecnologia e sistemas específicos, capazes de proporcionar informações seguras, confiáveis e em tempo real para os gestores, pois as antigas planilhas eletrônicas já não dão conta do recado como antes.

Por outro lado, a contabilidade deixou de ser apenas escrituração e passou a centrar-se no processo de criação de valor para o negócio através do uso efetivo dos recursos e informações como a identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação, e comunicação de informação tanto financeira como operacional. E para poder gerir esse processo, a área de contabilidade também precisa de uma ferramenta de gestão integrada, capaz proporcionar informações seguras e confiáveis e principalmente em tempo real para os gestores.

Informações essas que a maioria dos ERP’s consagrados fornecem, mas nem sempre de forma clara, fácil e de acesso simplificado para os usuários. E o motivo é óbvio:

Assim como os demais pacotes comerciais, é preciso entender que os sistemas ERP não são desenvolvidos para um cliente específico. Eles procuram atender a requisitos genéricos do maior número possível de empresas, justamente para explorar o ganho de escala em seu desenvolvimento. Por isso, algumas ‘lacunas’ surgem e os gestores percebendo essas dificuldades gerenciais buscam integrar novos sistemas para auxiliar na busca e interpretação dos números corretos do seu negócio.

Sistemas como o Valor® da BGC Consultoria – são um exemplo dessa tendência.

Percebendo uma carência cultural e metodológica, aliada a experiência de quase 30 anos atuando em diversos segmentos empresariais, a BGC Consultoria desenvolveu uma ferramenta capaz de integrar de forma modular e sequenciada, técnicas de custeio e precificação que permitem aos empresários terem um “mapa” da controladoria e da gestão do seu negócio de forma clara, sistematizada e integrada aos processos já estabelecidos.

Isso não significa a burocratização do processo, pelo contrário, ocorre uma sistematização através de ações claras e, com o passar do tempo, percebe-se uma evolução da gestão (e consequentemente dos resultados do negócio) desde a implantação das ferramentas até sua integração aos processos seguintes.

Assim, o sistema soma-se ao conjunto de produtos e soluções da consultoria, especialista em estratégias e controladoria econômico-financeira.

A busca pela excelência na gestão deve ser permanente e o ponto de partida para isso é ter foco. “O foco determina o quão boa será sua execução. Fazer um bom plano, que deve ser seu guia, seu mantra, o que você vai perseguir o ano todo, pois as ferramentas são maravilhosas, mas é preciso usá-las de forma organizada, orientada e constante “- explica Adelar Becker, CEO da BGC Consultoria.

E o resultado disso? Um aumento da resistência às oscilações de mercado e consequentemente uma perenização dos negócios, pois, apesar de alguns setores ainda suportarem uma certa dose de “ineficiência” na gestão, as margens de erro diminuem a cada dia e vai chegar o tempo em que a controladoria será condição “sine qua non” para sobrevivência de qualquer empresa.

http://www.bgcconsultoria.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s