Subestações ajudam a evitar a perda de energia e melhoram a qualidade

As subestações são responsáveis por distribuir e aumentar ou diminuir, se for preciso, a tensão elétrica que chega às indústrias.

As empresas consomem quase a metade da energia produzida no nosso país, a maior parte está concentrada nas indústrias de grande porte que chegam a receber em torno de 13.800 volts. Por isso é muito importante ter a própria subestação para alterar a tensão elétrica de acordo com a necessidade de cada uma através dos transformadores.

As subestações são um conjunto de equipamentos utilizados para dirigir este fluxo de energia em um sistema de potência, já que possibilitam a variação através das rotas alternativas. Elas possuem diferentes tipos de dispositivos que ajudam a detectar alguma falha no sistema, podendo isolar os trechos onde ocorrem estas falhas.

De acordo com o empresário Luiz Fernando, da Aplha Techno Engenharia, as subestações devem ser supervisionadas durante a sua implantação, “A supervisão deste serviço deve ser feita com a elaboração de documentos de acompanhamento tais como: Cronograma de obra, histograma, progresso físico e etc”.

Além disso, os responsáveis pelo setor devem receber um treinamento para supervisionar as subestações com manual de operação, curso teórico e prático e simulações. O colaborador responsável por este setor deverá saber exatamente como monitorar e mensurar a distribuição da energia elétrica.

Através da compensação de reativos, ou seja, com filtros de harmônica e bancos capacitadores , é possível reduzir ainda mais as perdas, melhorando o custo/benefícios das estações. Os principais efeitos da aplicação dos capacitadores são:

Redução das contas de energia elétrica, evitando o pagamento de penalidades impostas por lei.
Melhor aproveitamento dos equipamentos, principalmente os limitados termicamente como geradores, transformadores, cabos, chaves e etc..
Aumento da rendimento dos motores e eficiência do sistema através da melhoria de tensão.
Redução das perdas, os capacitadores aliviam o sistema de transmitir a corrente reativa, através do fornecimento de KVAr.
Redução dos investimentos em instalações elétricas, por conta de todos os outros itens.

Estes são considerados os principais aspectos quando falamos em Qualidade de Energia Elétrica (QEE). Investir em compensadores reativos pode trazer muitos benefícios à empresa, além do aumento da vida útil se compararmos com os capacitadores convencionais.

Website: http://www.alphatechno.com.br/

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s