Turquia pede que Rússia reconsidere sanções por ataque

Porém, o primeiro-ministro assegurou que nenhuma autoridade turca se desculpará "por ter cumprido seu dever"

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, negou-se nesta segunda-feira a pedir desculpas em nome de Ancara pelo ataque a um avião militar russo na fronteira síria.

“Esperamos que a Rússia reconsidere as sanções contra a Turquia”, afirmou Davutoglu em coletiva conjunta com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.

Ele assegurou que nenhuma autoridade turca se desculpará “por ter cumprido seu dever”.

“Estamos dispostos a falar, através dos canais diplomáticos e militares, com a Rússia. Não temos a intenção de ter uma escalada com Moscou”, afirmou ainda.

Mais cedo, o Kremlin informou que o presidente russo, Vladimir Putin, não deve se reunir com seu colega turco Recep Tayyip Erdogan à margem da cúpula sobre o clima em Paris, apesar de o dirigente turco ter pedido um encontro “cara a cara” com o chefe de Estado russo.

Na sexta-feira, Erdogan afirmou que não aceitava as críticas de Putin em relação ao fato de a Turquia ter abatido um avião militar russo na fronteira síria.

Erdogan afirmou que para falar sobre a crise entre os dois países era preciso ver Putin cara a cara, quando se encontrassem em Paris na Conferência do Clima.

“Gostaria de encontrar o sr. Putin na segunda-feira cara a cara em Paris para conversarmos”, declarou Erdogan.

“Eu gostaria que este problema não prejudicasse nossas relações”.

Mas Erdogan também acusou Putin de usar avião abatido como desculpa para prosseguir com seu objetivo de reforçar o regime sírio de Bashar al-Assad.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s