12 comerciais históricos da Volkswagen (antes do dieselgate)

Mergulhada em meio ao maior escândalo de sua história, a empresa já viveu dias melhores. Resolvemos relembrá-los selecionando alguns comerciais emblemáticos.

São Paulo – Nas últimas semanas, a fraude nos motores a diesel manchou a reputação da Volkswagen. A descoberta de novos casos fora da Europa (inclusive no Brasil, onde mais de 17 mil Amarok possuem o software ilegal) e os desdobramentos judiciais prometem dar muita dor de cabeça à montadora, que almeja se tornar a maior do mundo até 2018.

Não sabemos se a VW conseguirá dar a volta por cima e atingir seu objetivo. Afinal, tudo depende das eventuais punições que a empresa tomará por ter burlado os testes de emissões de poluentes realizados em laboratório.

Enquanto o caso não chega ao fim, que tal relembrarmos alguns dos comerciais mais criativos feitos da montadora antes do dieselgate? Pelo menos na hora de vender seu peixe a VW ainda sabe o que faz.

1. Desmontando um Fusca

Conhecido por ser fácil de manter e consertar, o Volkswagen Sedan (que mais tarde seria conhecido no Brasil como Fusca) podia ser rapidamente desmontado. Pelo menos é o que garantia a VW.

2. Rogério Cardoso e a Variant

O saudoso Rogério Cardoso ressaltava as virtudes da Variant 1600, frisando que “como todo Volkswagen, no lugar do motor ela leva malas”. Mas com dois porta-malas, onde estaria o motor?

3. Sete Carros e um Destino

Fusca 1300, Karmann-Ghia, Fuscão, Karmann-Ghia TC, TL, Variant e TL 4 portas. Estes eram os “sete heróis intrépidos que não conhecem o medo”. protagonistas de “Sete Carros e um Destino”. A campanha nacional era inspirada no filme “Sete Homens e um Destino”, clássico bangue-bangue de 1960. No lugar dos atores, porém, surgiam os modelos da marca alemã.

4. A simplicidade do Fusca

Um projeto bem-feito não precisa ser modificado o tempo todo. Bom-humor e uma dose de irreverência eram as premissas deste comercial, que mostrava a única mudança no projeto original do Volkswagen Sedan: uma janela traseira mais larga.

5. Lançando a Brasília

Uma equipe de engenheiros fez testes à exaustão até encontrar a posição ideal para levar cinco passageiros com espaço e conforto. E assim nasceu o carro “construído de dentro para fora”: a Brasília. Ou o Brasília, como a VW preferia chamar.

6. A chegada do Passat

“Um novo sucesso que surge”. Ao som de bossa-nova, o Passat foi o primeiro carro vendido pela Volkswagen no Brasil com motor refrigerado a água. Na campanha de lançamento, ele era apresentado como “uma potência em desempenho”.

7. Renovando um clássico

A nostalgia tomou conta da estreia do New Beetle, e as campanhas da época ressaltavam a ligação histórica com o antigo Fusca. O vídeo de lançamento mostrava o novo besouro ao som de Frank Sinatra. Assim é covardia…

8. Dois ícones reunidos

A clássica cena de “Cantando na Chuva” (1952) foi recriada em grande estilo no comercial da quinta geração do Golf europeu. Com o auxílio de efeitos especiais de primeira linha, Gene Kelly fazia passos impensáveis para os anos 50. Assim que o bailarino encontra o Golf, surge a assinatura: “O original, atualizado”. Arrebatador.

9. O Gol que todo mundo sempre quis ver

O Gol G4 pode não ter sido o mais belo da história, mas conseguiu manter o modelo na liderança de vendas – de onde só sairia após 27 anos no lugar mais alto do pódio. A campanha de lançamento daquele carro, porém, chamou atenção por mostrar um gol que nunca aconteceu: o de Pelé na Copa de 1970 contra o Uruguai. Naquela ocasião, o atleta do século fez uma finta desconcertante no goleiro e chutou no contrapé do zagueiro, mas a bola caprichosamente saiu pela linha de fundo. Nada que a computação gráfica não pudesse resolver.

10. The Force

Feito especialmente para ser veiculado no intervalo do Super Bowl (a final do futebol americano que é um dos eventos esportivos mais assistidos do mundo) em 2011, “The Force” se tornou um dos vídeos mais visualizados da história do YouTube. Tudo graças ao carisma do ator mirim que interpreta com maestria o mini-Darth Vader.

11. De volta ao passado

Completamente diferente do modelo original, o Fusca foi lançado em 2013 para ocupar o lugar deixado pelo New Beetle. A criativa campanha feita pela agência AlmapBBDO mostra o apresentador Cazé Peçanha fazendo uma viagem de volta aos anos 70. Até o saudoso humorista Mussum fez uma pontinha no filme.

12. Os últimos desejos da Kombi

Aposentada há várias décadas na Europa, a Kombi resistiu bravamente ao tempo no Brasil, último país a deixar de produzi-la, em 2013. Para marcar sua despedida, a VW lançou a Kombi Last Edition, uma série de 1.200 unidades recheada de itens nostálgicos e especiais. E produziu também um vídeo emocionante no qual a “Kombi” revela seus últimos desejos antes do adeus.


Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s