19% dos perfis de grandes marcas em redes sociais são falsos

Estudo mostra grande quantidade de perfis falsos que se passam por marcas e tentam enganar consumidores

São Paulo – 1 entre 5 perfis de grandes marcas em redes sociais são falsos. 

A descoberta está em um novo estudo da companhia de cibersegurança Proofpoint.

O estudo fez uma análise de dez marcas globais: BMW, Capital One, Chanel, Amazon, DirecTV, Nike, Samsung, Shell, Sony e Starbucks.

Das 4.840 contas analisadas em diversas redes sociais, todas associadas a essas marcas, 902 eram fraudulentas, falsas. 

Ou seja, 19% de perfis falsos. Desses, 28% ainda praticavam esquemas ilegais e enganosos, como ofertas de produtos e serviços. 

As outras contas foram criadas como método de, ilegalmente, gerar dinheiro via anúncios (baseado em cliques). 

Os usuários, nesses casos, eram levados para sites falsos após clicar no link da suposta conta da marca. 

Os autores da pesquisa alertaram as marcas para ficarem mais atentas aos perfis falsos e adotar medidas de segurança. 

Exemplo

No Brasil, recentemente, diversos perfis falsos da marca Ray-Ban no Facebook tentavam enganar consumidores com promoções falsas e links suspeitos. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s