Anistia mostra Rio bem mais real do que qualquer comercial

Assinada pela Ogilvy & Mather Amsterdã, o filme mostra os “100 metros mais rápidos” da vida de um garoto de 19 anos, Matheus Silva

Há poucas semanas publicamos uma campanha que dividiu opiniões. O comercial norueguês da marca XXL para os Jogos Olímpicos Rio 2016 mostra uma história fantasiosa de um garoto que se aventura por uma comunidade carioca enquanto foge da polícia.

Bastava uma simples análise crítica para encontrar diversos detalhes no filme que não condizem com a triste realidade brasileira.

Mas é claro que a propaganda possui uma licença poética para romantizar e, por vezes, nos apresentar sonhos em forma de realidade. Da mesma forma, ela também tem o poder de nos chocar fazendo exatamente o oposto: trazer a triste realidade para a ficção.

É isso que a nova campanha da Anistia Internacional Holanda fez. Assinada pela Ogilvy & Mather Amsterdã, o filme mostra os 100 metros mais rápidos da vida de um garoto de 19 anos, Matheus Silva.

Os detalhes fazem alusão aos jogos, mas no lugar de uma pista, há apenas a viela de uma comunidade, e no lugar de uma corrida por medalhas, está a corrida pela sobrevivência enquanto foge de policiais.

No fim, o filme mostra que Matheus não conseguiu correr suficientemente rápido e acaba sendo assassinado.

O filme é baseado em uma história verdadeira de um rapaz de 19 anos, desarmado, que foi morto em 2014 por policiais, e pede para que os telespectadores assinem uma petição internacional pedindo o fim da violência policial.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s