As capas dos sonhos dos designers e ilustradores

Seleção de 19 designers e ilustradores do país recebeu o desafio de produzir suas capas de jornal dos sonhos sobre o 12 de maio de 2016

Uma seleção de 19 designers e ilustradores do País recebeu – e topou − o desafio de produzir suas capas de jornal dos sonhos, com absoluta liberdade de criação, sobre o 12 de maio de 2016, o dia da abertura do processo de impeachment, quando o Senado afastou a Presidente Dilma Rousseff.

A coletânea de 24 primeiras páginas é uma iniciativa do projeto “A Capa – A primeira página que você não vê no jornal que você lê”, liderado por sete jornalistas brasileiros com a proposta de interpretar a realidade pelo jornalismo visual num exercício de síntese. Trata-se de um “jornal sem jornal” na definição dos integrantes, ou seja, somente a capa é produzida e não há páginas ou seções tradicionais de um jornal. A experiência toma corpo no Facebook, onde, em pouco mais de um mês, a página reuniu 7 mil seguidores (relembre aqui a entrevista com um dos idealizadores da ideia).

Participaram Gil Dicelli, Fábio Nienow, Ary Moraes, Alexandre Lucas, Toni D’Agostinho, Renata Maneschy, Cláudio Duarte, Luiz Iria, Fabio Salles, Claudio Prudente, Jorge Braga, André Hippert, Vitor Iwasso, William Mur, Sandro Mesquita, Crystian Cruz, Christiano Mascaro, Guilhes Damian e Daniel Chaves. Assinada por Cláudio Duarte, uma das capas inovou ao usar a linguagem de vídeo. O convite aos profissionais foi feito por Renata Maneschy, presença constante na lista dos premiados jornalistas do País e uma das líderes da equipe de A Capa. “Todo designer e jornalista visual sempre quis publicar uma ‘capa dos sonhos’, mas o espaço nem sempre existe nas mídias tradicionais. Foi a oportunidade para todos realizarem suas ideias sem limites e em cima de um tema tão forte que é o impeachment”, explica Renata.

As primeiras páginas foram public adas nas redes sociais de A Capa ao longo da quinta-feira, 12 de maio, e a repercussão dos leitores foi imediata. “Nossa proposta cuidou para não engessar ou amarrar o processo criativo. Cada artista visual teve a liberdade de expressar o seu talento e a sua visão própria, inclusive ideológica, para o 12 de maio no Brasil”, acrescenta Edgar Gonçalves Jr., idealizador de A Capa e integrante do grupo, que, além de Renata e Edgar, conta com Fabrício Cardoso, Nelson Nunes, Cláudio Duarte, Fábio Nienow e Evandro de Assis.

Confira abaixo a galeria de capas:

Next
Previous

Next

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s