Burger King pode ter copiado ideia de lanche a dois com Mc

Campanha atual que queria unir as duas marcas rivais em torno de uma ação para ONGs que promovem a paz é muito similar à ideia de 2013 de dois ingleses

São Paulo – Foi o assunto da semana passada. O Burger King ofereceu ao McDonald’s uma trégua e uma chance de criar um lanche a dois, o McWhopper.

Mas o McDonald’s não entrou na brincadeira e acabou recusando a ação. Já no Brasil, a Giraffas aproveitou a deixa para promover sua marca.

Agora, a história ganha um novo capítulo: uma suspeita de plágio.

Os criativos ingleses George E.F. Walters e Ewan Harvey criaram, em 2013, quando trabalhavam na agência DLKW Lowe, uma campanha muito parecida.

Mesma conceito, mesmas marcas, mesma proposta. Só que dois anos antes da ação do Burger King. 

Eles criaram o “One Week One Cause”, onde uniam várias marcas concorrentes em torno da paz para o dia 21 de setembro (mesma data usada agora na campanha do BK).

Havia um novo sanduíche da união de BK e McDonald’s. Em vez de “McWhopper”, eles o chamaram de “Big Mac Whopper”.

E havia outras uniões de rivais, como Nike e Adidas criando um novo tênis, Coca-Cola e Pepsi se unindo por uma nova bebida, WhatsApp e BBM (da BlackBerry) criando um serviço de mensagens.

É possível ver esses trabalhos de 2013 no portfólio dos dois profissionais.

Por enquanto, a dupla não acusou a rede de fast food de plágio e trabalha com a ideia da coincidência.

Ao site Business Insider, disseram que “as ideias vêm de qualquer lugar” e que a ideia do McWhopper não significa imediatamente que a marca viu o portfólio deles e copiou a ideia.

“Nossa ideia ‘Our Peace One Day’ era um conceito amplo que pretendia trazer diversas marcas para o Dia da Paz”, disseram.

Na campanha de agora, o Burger King divulgou que contou com o trabalho de Y&R New Zealand, Horizon, Turner Duckworth, Rock Orange, The David Agency, Alison Brod Public Relations e Code & Theory.

O Agency Spy, do site AdWeek, consultou especialistas sobre o caso. Um deles disse ao site que a campanha do BK é totalmente idêntica à campanha de 2013 dos dois ingleses e a única coisa nova é o nome McWhopper.

Já outro especialista disse que não se impressionou com a coincidência e acha que é puro acaso em vez de plágio, já que, para ele, a ideia da campanha é “bastante óbvia”.

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