Eis a primeira coisa a ser vendida pela Internet na história

Você sabe qual foi o primeiro item da história a ser vendido pela internet? Descubra aqui.

São Paulo – Em tempos de Black Friday, quando as vendas online movimentam bilhões de dólares pelo mundo, nos parece que comprar um livro ou uma roupa num site é a coisa mais natural do mundo.

Pode até ser natural em pleno 2015. Mas e décadas atrás? Afinal, como começou o “e-commerce”? Algum site teve de ser o primeiro. Assim como alguém teve de comprar algo pela primeira vez na história.

Sim, em alguma data o primeiro site de compra e venda precisou ser criado, logo depois que computadores pessoais com acesso ao mundo WWW começaram a entrar na casa das pessoas.

No caso, a primeira transação da história do e-commerce aconteceu em 1994 e o produto envolveu a música.

Conheça a história:

1. Polêmica da pizza

A Pizza Hut nos EUA propaga que ela foi a primeira a vender alguma coisa online, no caso uma pizza de pepperoni com queijo extra e cogumelos.

Mas a história não é verdadeira.

2. Maconha

Há uma “proto-venda” nos anos 1970, envolvendo maconha. Sim, quase que a primeira venda online foi ilegal, envolvendo uma droga.

Nos anos da Arpanet (de 1969), quando só algumas universidades americanas eram conectadas por esse sistema, estudantes de Stanford negociaram a compra de maconha de estudantes do MIT.

Mas não houve de fato uma transação monetária online. Foi mais um “acordo”, como uma troca de mensagens sobre um interesse de compra.

3. Receita de avó

Outro capítulo da história nos leva ao sistema Video Tex, em 1984, quando uma mulher britânica de 72 anos chamada Jane Snowball comprou margarina, ovos e cereal.

O Video Tex, na verdade, só conectava algumas linhas de telefone de maneira automática. A casa de Jane era ligada às lojas de sua vizinhança. Assim, ela encomendou “virtualmente” os produtos. Mas eles foram levados até a sua porta e ela pagou em dinheiro vivo o entregador. 

Novamente, não houve uma transação monetária online.

4. Enfim, o primeiro de verdade

Em 1994, foi criado o site NetMarket, por jovens formandos da universidade britânica LSE. Entre eles, o proeminente Daniel Kohn.

O jornal NYT atesta que a primeira transação online foi feita pelo site. Pela primeira vez, tinham criado um sistema seguro online envolvendo cartões de crédito.

E o primeiro produto a ser vendido foi um CD do cantor Sting, em 11 de agosto de 1994.

O comprador foi um homem chamado Phil Brandenberger, morador da Philadelphia.

No caso, o álbum era Ten Summoner’s Tales, de 1993.

Um vídeo da marca Shopify explica essa história de maneira divertida:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s