Em ação, homens leem tweets recebidos por jornalistas

Mensagens vão além das "cantadas", chegando a ofensas e ameaças reais

A internet pode ser um “mundo paralelo” onde muitos se sentem a vontade para falar o que quiserem sem medir consequência, se valendo da falsa sensação de anonimato que a rede pode proporcionar.

O que as pessoas tendem a esquecer é que existe um “outro lado da tela” e que a falta de empatia pode ter consequências reais e graves na vida de outras.

Pessoas públicas, sobretudo as mulheres, são vítimas comuns dessa “cyber crueldade” típica de comentaristas de internet. Com o objetivo de mostrar como elas são alvos de constantes assédios online, a equipe do podcast Just Not Sports colocou homens frente-a-frente com as jornalistas esportivas Sarah Spain e Julie DiCaro e pediu para que eles lessem alguns tweets que foram direcionados às profissionais.

As mensagens vão além das “cantadas”, chegando a ofensas e ameaças reais.

O resultado da experiência é o provocador vídeo “MoreThanMean” (“Mais que mal”, em tradução livre do inglês). A ação levanta um importante debate sobre empatia, sexismo e, principalmente, respeito em tempos de ódio fantasiado de liberdade de expressão.

“Ao ler os comentários enviados para mulheres jornalistas, os rapazes foram forçados a experimentar, muitos pela primeira vez, o choque da perseguição online que as mulheres do esporte sofrem todos os dias”, declarou a equipe do podcast a respeito do projeto. “Isso serve como prova de que a maior parte dos fãs de esportes nunca disseram essas coisas para outras pessoas, por isso não devemos escrever esses lixo para ninguém”, completa o comunicado.

O vídeo foi filmado e editado pela One Tree Forest, de Chicago, com direção de Chad Cooper. Confira abaixo:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s