HP lança livro escrito por quem nunca escreveu

A marca percorreu o país inteiro ouvindo histórias contadas por pessoas que não sabem ler e escrever para reuni-las em um livro

Só no Brasil, existem mais de 13 milhões de analfabetos. Imaginem então, quantas histórias incríveis brasileiros do norte a sul guardam apenas em suas memórias, sem qualquer tipo de registro.

É por isso que o projeto “Magic Words”, criado pela AlmapBBDO para a HP se mostra tão especial. Nesta ação, a marca percorreu o país inteiro ouvindo histórias contadas por pessoas que não sabem ler e escrever para reuni-las em um livro.

Uma a uma, essas narrativas foram impressas pela HP Ink Advantage Ultra através de comando de voz. São 30 relatos diferentes autores de todo o Brasil, reunidos com os registros fotográficos de Gabriel Bianchini e José Cabaço, embaixador do Instagram.

Do sertão à cidade grande, foram registradas histórias que fazem a cultura de um povo e que agora poderão circular de geração em geração. De uma ilha perdida no Atlântico próxima à Bahia, passando pela floresta Amazônica até chegar às grandes cidades como São Paulo, os personagens possuíam algo em comum: memórias e ideias que temiam serem esquecidas.

Unindo a tecnologia de comando de voz da marca ao API do Google Speech, ferramenta capaz de imprimir instantaneamente a fala dos usuários, foi possível produzir 4.500 páginas, que foram encadernadas artesanalmente e tornadas livros. Foram criadas edições para presentear os novos autores, bibliotecas e os centros culturais de suas cidades e de seus vilarejos.
A publicação teve lançamento na noite de ontem (25) com a presença de alguns desses novos autores e do jornalista Gilberto Dimenstein, que assina o prefácio da obra.

O projeto também está contado no documentário “Magic Words”, dirigida por Leandro HBL, da Bando, que capta a emoção dos personagens-autores em seus contextos reais. O filme pode ser assistido no site do projeto e nas redes sociais. O perfil do projeto no Instagram traz imagens inéditas feitas pelo fotógrafo José Cabaço, testemunha de todos os relatos.

No site da ação é possível conhecer mais sobre o Magic Words, além de baixar gratuitamente o livro. A ferramenta de comando de voz também pode ser testada na plataforma, ou através do aplicativo Magic Words, disponível para Android e iOS.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s