Infidelidade às marcas comerciais sobe no Brasil, diz estudo

A infidelidade às marcas comerciais subiu no último biênio no Brasil e no México, ao contrário do restante do mundo

São Paulo – A infidelidade às marcas comerciais subiu no último biênio no Brasil e no México, ao contrário do restante do mundo, onde caiu ligeiramente, conforme revelou nesta segunda-feira um estudo divulgado em São Paulo.

O capítulo latino-americano do estudo global ‘Ferramentas de gestão e tendências’, da empresa de consultoria Bain & Company, indicou que 68% dos executivos consultados no Brasil e no México – países usados como amostra na região – disseram que os consumidores já não são mais fiéis às marcas.

No relatório divulgado em 2013, a infidelidade dos consumidores em ambos os países era de 63%, de acordo com os mesmos executivos.

Enquanto a infidelidade às marcas aumentou na América Latina no biênio 2013-2014, em nível global apresentou uma melhora no mesmo período ao passar de 67% no relatório anterior (2011-2012) para 62%.

O estudo entrevistou a 1.067 executivos de todo o mundo, e no caso brasileiro disse que se apresentou “um cenário desafiante para as marcas”, principalmente por uma economia frágil com previsões de contração de 2,7% para este ano e uma inflação dobrará a meta oficial de 4,5% e o teto máximo de 6,5%.

“Por conta da crise, muitos consumidores (no Brasil), principalmente da classe média, estão reduzindo suas despesas, tendendo a dar preferência ao preço, e não ao nome nos rótulos”, ressaltou o relatório.

Para Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company, “em épocas de consumo mais retraído, ‘provocar’ o cliente torna-se mais importante”. No entanto, o especialista assinalou que apesar de um período turbulento, a estratégia deve ser sempre focada no crescimento como uma “prioridade”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s