Mulheres debatem feminismo e igualdade no trabalho

Prêmio Women To Watch homenageou cinco mulheres de destaque no mundo da comunicação e marketing e debateu feminismo com apresentadora Astrid Fontenelle

São Paulo – No palco, a apresentadora Astrid Fontenelle, famosa por liderar o programa Saia Justa, do Canal GNT, onde quatro mulheres debatem os mais variados assuntos sempre do ponto de vista feminino.

Ao lado dela, cinco mulheres de destaque do mundo da comunicação e do marketing. Todas premiadas na edição de 2015 do Women To Watch in Brazil.

Cris Duclos (Vivo), Flávia Altheman (Via Varejo), Martha Krawczyk (Visa), Paula Leal da Costa (L’oréal) e Paula Lindenberg (Ambev) foram as homenageadas do ano por apresentarem carreiras inovadoras e bem-sucedidas, se destacando em seus campos de atuação.

O evento, criado pela Advertising Age nos EUA e organizado pelo grupo Meio & Mensagem no Brasil, contou com apoio das revistas CLAUDIA e EXAME, da Editora Abril, e patrocínio das marcas Itaú, GNT e McDonald’s.

Após um almoço no Hotel Hilton, em São Paulo, as cinco homenageadas debateram questões como feminismo, machismo e papel da mulher no mercado de trabalho com a apresentadora Astrid.

Mulheres

Flávia Altheman, diretora executiva de Marketing e Inteligência de Mercado da Via Varejo, destacou a sensibilidade como uma característica feminina que é uma vantagem essencial no trabalho. “Conseguimos facilmente analisar cenários, situações e as necessidades das pessoas”.

Paula Lindenberg, vice-presidente de Marketing da Ambev, observou que os jovens que entram no mercado de trabalho estão ajudando a combater o machismo, pois já chegam com uma nova mentalidade, típica da geração deles.

Já Cris Duclos, Diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, lembrou que, nos últimos anos, a lista dos mais ricos da Forbes passou a trazer muito mais mulheres, indicando uma mudança no mercado de trabalho. O número saltou de apenas uma mulher para 24.

Feminismo

Astrid definiu uma nova fase do feminismo no mundo. “Estamos vivendo uma arrancada, não uma virada. A virada foi lá atrás, nos anos 60, quando queimaram o sutiã. Agora é nossa hora de arrancada, de um empoderamento claro”, disse.

Mas lembrou que a nova fase é de união e necessita dos homens. “Agora é a hora de o movimento feminista chamar os homens para promover, juntos, essa transformação”.

Ela ainda destacou que é preciso mais pressão na política para trazer mudanças e avanços contra a desigualdade de gênero.

Martha Krawczky, vice-presidente de Marketing da Visa, acredita que é preciso impulsionar a nova geração de meninas no trabalho. “Eu sempre dou confiança a elas, dou espaço para que elas tomem decisões na equipe. Não posso centralizar tudo em mim”.

Paula Leal da Costa, Chief Marketing Officer (CMO) da L’oréal Brasil, lembrou que as mulheres não pedem mais permissão. “É um caminho sem volta”. Também destacou que o nível de exigência, para qualquer profissional, deve ser sempre alto. “Mulheres não podem e não querem ter desconto por serem mulheres”.

Família

Quando questionadas por Astrid sobre suas grandes inspirações pessoais, todas destacaram mães e avós como figuras essenciais na vida.

Martha, que nasceu no Panamá e viveu muitos anos nos EUA, destacou a mãe como grande inspiração.

Flávia lembrou a avó paterna, que, sozinha, sempre trabalhou muito para sustentar a casa.

Cris lembrou do pai, que sempre exigiu que ela trabalhasse e fosse independente. “Ele não me cobrava casamento e marido, mas queria que eu tivesse minha independência”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s