Reino Unido vai investigar propagandas sexistas

A ASA, agência que regula a publicidade no Reino Unido, lançou investigação formal sobre campanhas que promovem estereótipos de gênero e objetificação da mulher

São Paulo – A Advertising Standards Authority (ASA), a agência que regula a publicidade no Reino Unido (como aqui há o Conar), abriu uma investigação formal cujo alvo são as campanhas sexistas.

A ASA vai investigar propagandas e anúncios que promovem “estereótipos de gênero” e que “objetificam e hiperssexualizam as mulheres”.

Outras práticas presentes em comerciais que serão investigadas: idealização de uma imagem de corpo e beleza fora da realidade; piadas com homens e mulheres em papéis não-estereotipados; e anúncios que vendem “produtos para meninos” e “produtos para meninas”. 

O órgão chamou instituições e o público para o debate, pedindo que mandem “evidências” e sugestões.

Além de colher essas evidências, a agência promoverá pesquisas de opinião com o público sobre o tema.

A partir disso, pretende-se mudar as diretrizes regulatórias sobre o que pode e o que não pode na publicidade britânica.

“Se evidências sugerirem que uma mudança na regulação é válida, nós iremos achar a melhor maneira de fazer isso”, disse a ASA em comunicado oficial.

Polêmica

Uma recente campanha da marca fitness Protein World foi alvo de mais de 400 reclamações na ASA após criar um cartaz com a foto de uma mulher magra de biquíni e a frase “O seu ‘corpo de praia’ está pronto?”.

Uma petição foi assinada por 70 mil pessoas, pedindo a retirada dos cartazes das ruas e estações de metrô.

Até a cerveja Carlsberg entrou no debate e tirou sarro da Protein World.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s