Vida dura para fabricantes de alimentos

A semana deve trazer um panorama sobre a situação das companhias de alimentos brasileiras. Se 2015 foi um ano excelente para as exportadoras com o dólar próximo dos 4 reais, em 2016 a queda da moeda afetou o resultado das companhias. Nesta terça-feira, o frigorífico Minerva divulga seus resultados, na quinta-feira será a vez da BRF e da Marfrig.

Os números mais positivos, segundo analistas, devem vir da Minerva, que teve melhora na margem de carne bovina, bons resultados na exportação e boas vendas no setor doméstico. A receita deve recuar 0,7% no quarto trimestre, na comparação anual, para 2,73 bilhões de dólares. O lucro deve ser de 20 milhões de reais, ante os 66 milhões de um ano antes. A queda deve ser fruto principalmente de uma valorização do real, que diminui os ganhos com exportações.

Já para a BRF analistas do banco BTG Pactual esperam um prejuízo recorde de cerca de 25 milhões de reais, ante o lucro de 1,4 bilhão no último trimestre de 2015. Além do dólar mais baixo, a companhia deve continuar sofrendo com volumes fracos no mercado nacional e quedas nas vendas para seus principais mercados internacionais, como Arábia Saudita e Japão.

Apesar de uma esperada melhora na margem de carne bovina, a Marfrig deve apresentar um prejuízo de 66 milhões de reais no quarto trimestre. Para a JBS, que só divulgará seus números no dia 13 de março, a expectativa é de uma melhora nas margens. Apesar disso, a maior preocupação dos acionistas é com seus controladores. O nome de Joesley Batista, presidente do grupo J&F que controla a JBS, foi mais uma vez citado em um depoimento da Operação Lava-Jato. Batista nega quaisquer irregularidades, mas é um ponto de dúvida para analistas e investidores. A vida para as companhias de alimentos deve continuar dura em 2017,

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s