Bolsa cai 2% após “adeus” de Levy e decisão do impeachment

Mercado reage a notícias políticas

São Paulo – O principal índice da bolsa brasileira, Ibovespa, caía 2,30% na manhã desta sexta-feira (18) com o mercado reagindo as notícias políticas.

Por volta das 10h35 quase todas as 64 ações do índice operavam em queda. Somente os papéis da EcoRodovias (ECOR3) subiam, com alta de 6%.

Na quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) contrariou a decisão de Luiz Edson Fachin e deixou ao Senado a decisão sobre o processo de impeachment.

Além disso, ontem (17) à noite o ministro da fazenda, Joaquim Levy, participou da reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) em tom de despedida 

Levy

Na reunião do CMN, Levy concluiu seu discurso dizendo: “Talvez não esteja aqui em janeiro.”. Além disso, em entrevista ao jornal Estadão, Levy se referiu ao fim do ano legislativo como se isso marcasse o fim de sua missão no governo. 

“O governo só fala do fiscal. Por quê? Eu não sei. Nunca entendi. Parece que tem medo de reforma, não quer nenhuma reforma”, criticou o ministro em entrevista.

Impeachment

STF decidiu inviabilizar o processo de impeachment tocado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Ficou decidido que a Comissão Especial da Câmara só pode ser formada por indicados por líderes de partidos, inviabilizando quaisquer chapas avulsas, e que a votação para escolha destes representantes deve ser sempre aberta.

Os ministros do Supremo também aprovaram a possibilidade de o Senado recusar a abertura de um processo de impeachment mesmo após a Câmara autorizar a instauração.

Conforme essa decisão, somente os senadores, e não dos deputados, podem afastar a presidente do cargo, por até 180 dias, até o julgamento final sobre seu mandato, também a cargo do Senado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s