Bolsa de Tóquio sobe quase 4%, maior alta em quatro meses

Bolsa do Japão fechou em alta de 3,98%, maior ganho desde 2 de março, depois que a coalizão governista venceu as eleições parlamentares

Tóquio – A Bolsa de Tóquio fechou com a maior valorização em quatro meses nesta segunda-feira, impulsionada pela vitória da coalizão governista do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, na eleição parlamentar de ontem e por expectativas de novos estímulos fiscais.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, saltou 3,98%, a 15.708,82 pontos, encerrando o dia com o maior ganho porcentual em um único pregão desde 2 de março.

O desempenho de hoje apagou as perdas de 3,67% que o mercado japonês acumulou na semana passada.

A coalizão de Abe ganhou com facilidade a eleição na câmara alta do Parlamento japonês deste domingo, consolidando sua posição de vantagem, num feito raro diante da turbulência política que afeta vários países ao redor do mundo.

“Conseguir ou não atingir a estabilidade política é um tema global hoje. O Japão está estável no médio a longo prazos. Isso dá sustentação”, comentou Katsunori Kitakura, estrategista do Sumitomo Mitsui Trust Bank.

Kitakura também prevê que o governo japonês provavelmente ampliará seus estímulos fiscais, em meio a preocupações causadas pela decisão do Reino Unido de votar por sua saída da União Europeia, em plebiscito realizado no mês passado.

“Eles podem agir de forma ousada”, avaliou o estrategista.

Outro fator positivo para a bolsa japonesa foi o relatório de emprego dos EUA divulgado na sexta-feira, que surpreendeu positivamente e aliviou temores relacionados à solidez da recuperação da maior economia do mundo.

Os destaques de alta em Tóquio hoje incluíram a construtora Taisei (+6,4%) e a firma imobiliária Mitsui Fudosan (+6%).

O ganho mais expressivo, porém, foi da Nintendo, que disparou 25% diante de apostas de que seu novo jogo eletrônico para smartphones, o Pokémon Go, ajudará a ampliar a presença da empresa no negócio de jogos para aparelhos móveis. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s