Bolsa de Tóquio fecha em baixa, após petróleo sofrer tombo

O mau humor no mercado japonês veio após as cotações do petróleo sofrerem tombos de 5,3% a 5,8% nos negócios de ontem

Tóquio – A Bolsa de Tóquio fechou em baixa nesta terça-feira, influenciada pela forte queda registrada ontem nos preços do petróleo e pela fraqueza de outros mercados asiáticos.

O Nikkei, índice que reúne as empresas mais negociadas na capital do Japão, caiu 1,04% hoje, a 19.492,60 pontos, após avançar 0,99% no pregão anterior.

O mau humor no mercado japonês veio após as cotações do petróleo sofrerem tombos de 5,3% a 5,8% nos negócios de ontem, atingindo os menores níveis desde 2009.

Segundo o principal analista técnico da Daiwa Securities, Eiji Kinouchi, a forte volatilidade em outros mercados financeiros, como os de commodities, ampliou o risco embutido nas carteiras dos investidores, levando-os a se desfazer de posições em ações antes do fim do ano.

Os últimos números da balança comercial da China também decepcionaram. As exportações do gigante asiático tiveram queda anual de 6,8% em novembro, maior do que o declínio previsto de 5,3%. As importações recuaram menos que o esperado, mas sofreram redução de 8,7% na mesma comparação.

Os destaques de baixa em Tóquio hoje incluíram blue chips como a montadora Toyota (-1,3%) e os fabricantes de eletrônicos Sony (-1,6%) e Toshiba (-3%).

O sentimento negativo prevaleceu apesar da revisão positiva do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, que teve expansão anualizada de 1,0% no trimestre até setembro.

A estimativa original indicava queda anualizada de 0,8% no período. A revisão evitou que a economia japonesa voltasse a entrar em recessão, após mostrar contração de 0,5% nos três meses até junho.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s