Tóquio fecha em forte baixa com valorização do iene

O Nikkei, índice que reúne as empresas mais negociadas na capital do Japão, caiu 1,96%, a 18.070,21 pontos, encerrando a semana com queda de 1,1%

Tóquio – A Bolsa de Tóquio fechou em forte baixa nesta sexta-feira, diante do fortalecimento do iene ante o dólar após a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), ontem, de manter os juros básicos dos EUA inalterados.

O Nikkei, índice que reúne as empresas mais negociadas na capital do Japão, caiu 1,96%, a 18.070,21 pontos, encerrando a semana com queda de 1,1%.

O dólar se enfraqueceu ante o iene depois de o Fed manter os juros dos EUA próximos de zero e citar preocupações com a fraqueza da economia global e dos mercados financeiros.

A valorização da moeda japonesa tende a ser negativa para os negócios em Tóquio.

Embora a decisão do Fed em si seja positiva para as ações, a manutenção dos juros já havia sido precificada no mercado japonês, segundo o gerente geral de pesquisa econômica da Daiwa SB Investments, Soichiro Monji.

As seguradoras japonesas foram destaque de baixa hoje, depois do anúncio do Fed levar à queda dos rendimentos dos bônus norte-americanos, os chamados Treasuries.

Juros de bônus em baixa dificultam os esforços do setor de seguros para garantir margens de lucro mais amplas. As ações da Dai-ichi Life Insurance recuaram 6,2%, enquanto as da MS&AD Insurance Group registraram baixa de 5,1%.

Os investidores em Tóquio também evitaram tomar posições significativas hoje, uma vez que o mercado japonês ficará fechado entre segunda e quarta-feira devido a feriados nacionais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s