Bolsa despenca 3,8%; Itaú na Zelotes…

Ibovespa cai 3,8%

O dia foi de fortes perdas na bolsa e o Ibovespa caiu 3,88%. O dia foi tumultuado com a Operação Zelotes envolvendo uma das principais ações do índice — Itaú (ver próxima nota) e a notícia de que o Grupo Odebrecht iniciou a formalização de seu acordo de leniência. Fecharam o dia em queda 56 das 59 ações do índice. Entre as maiores perdas estão as ações ordinárias da fabricante de cosméticos Natura, que caíram 11,7%. Os papéis preferenciais da Petrobras recuaram 3,5%; e os ordinários, 1,41%.

_

Itaú na Zelotes

As ações preferenciais do banco Itaú Unibanco caíram 4,5% após a nova fase da Operação Zelotes ter como alvo o Itaú e o BankBoston. O Ministério Público Federal e a Polícia Federal investigam pagamentos feitos pela Itaú Unibanco Holding ao escritório Pagnozzi Consultoria Empresarial, suspeito de atuar ilicitamente para reverter autuações tributárias no Conselho Administrativo de Recursos Financeiros (Carf). Hoje pela manhã a Polícia Federal realizou buscas em seus escritórios. Segundo nota do banco Itaú, o objetivo foi a busca de documentos relativos a processos tributários do BankBoston. O Itaú afirma que os processos não foram transferidos para ele juntamente com os ativos do BankBoston. “O Bank of America é, assim, o único responsável pela condução desses processos”, afirma a nota.

_

Dólar sobe 2,4%

Enquanto isso, o dólar subiu 2,4% e fechou em 3,47 reais — o maior patamar desde junho. Além das notícias locais, a moeda foi pressionada pela disparada dos juros dos títulos do Tesouro americano. A taxa do título de dez anos subiu para 2,44% — o maior patamar desde julho de 2015. Os títulos foram impulsionados pela alta no preço do petróleo. Os preços mais elevados do petróleo tendem a impulsionar as expectativas de inflação, que afastam os retornos fixos dos títulos ao longo do tempo e representam uma grande ameaça aos títulos públicos de longo prazo.

_

XP compra Rico

A empresa de investimentos XP anunciou a aquisição de 100% do capital da corretora Rico. A informação foi antecipada pela coluna Primeiro Lugar, na nova edição da revista Exame. Fundada em 2010, a Rico tem hoje 8 bilhões de reais sob custódia e sua carteira de 120.000 clientes cresce 10% ao mês. A transação está sujeita à aprovação do Banco Central do Brasil e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

_

Samarco: primeiro sinal verde

A mineradora Samarco obteve um primeiro sinal verde para poder retomar suas operações. O Departamento Nacional de Produção Mineral deu sua anuência à empresa para que utilize uma cava como depósito provisório de rejeitos de minério de ferro. Ainda faltam as licenças da Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais para usar o local. A Secretaria de Minas já indicou que é factível considerar que a licença final necessária para que a Samarco retome a produção saia em meados de 2017.

_

Embraer em alta

Em um dia de perdas generalizadas, as ações da fabricante de aviões Embraer subiram 2,1% – a maior alta do Ibovespa. Além da alta do dólar, que favorece a receita da exportadora, o banco BTG Pactual elevou de “neutra” para “compra” a recomendação para os papéis da empresa. Segundo relatório, a margem da companhia deve crescer 20% em 2017. “Após dois anos de baixa rentabilidade, vemos agora uma inversão de tendência, com medidas de corte de custos em andamento.”

_

Cemig compra participação na Light

A companhia de energia elétrica Cemig comprou a participação do banco BTG Pactual na sua controlada Light. O banco detinha ações da companhia por meio da Rio Minas Energia e da Luce Participações — ambas tinham uma participação de 13% na Light. O valor pago pela Cemig foi de 201,96 milhões de reais.

_

BNP aumenta capital

O banco francês BNP Paribas vai injetar 190 milhões de dólares (650 milhões de reais) na operação brasileira por meio de um aumento de capital para atender seus clientes em investimentos por aqui. O BNP aposta, em particular, nos setores de infraestrutura e energia renovável, nos quais tem expertise internacionalmente.

_

Indústria ainda em retração

O faturamento da indústria caiu 3,3% em outubro, na comparação com setembro. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria, essa é a quarta redução consecutivo do indicador. Na comparação com outubro de 2015, a diminuição é de 18%. Já o emprego na indústria recuou 0,6% em outubro, em comparação com setembro. De janeiro a outubro, o emprego acusa uma retração de 8% em relação ao mesmo período de 2015.

_

Mudanças no Tesouro Direto

O Tesouro Direto, plataforma que permite a negociação de títulos da dívida pública pela internet, terá um novo horário para compras e vendas. A partir do próximo sábado o horário de operação será das 9h30 às 18 horas nos dias úteis. Até então, as vendas só podiam ser realizadas entre 18 e 5 horas e as compras entre 9 e 5 horas. Também será disponibilizado um aplicativo, num primeiro momento apenas para Android, que permitirá ao investidor realizar todas as transações em dispositivos móveis.

_

Balança: mais um superávit

A balança comercial do país teve um superávit de 4,7 bilhões de dólares em novembro — recorde para o mês. No mês passado, as exportações totalizaram 16,2 bilhões de dólares; e as importações, 11,4 bilhões de dólares. No acumulado de janeiro a novembro, o saldo comercial foi de 43,28 bilhões de dólares.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s