Bolsa e dólar sobem; Carros em alta…

Após impeachment, bolsa sobe

No primeiro dia do governo Michel Temer a bolsa fechou em alta de 0,58%, em 58.267 pontos. Um dos destaques é para a companhia elétrica mineira Cemig, que subiu 5% após anunciar a venda de ativos na empresa de transmissão elétrica Taesa. Uma das maiores quedas do dia foi da BM&FBovespa, que caiu 3,1% diante das incertezas ligadas a processo no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) que afirma que a empresa deve 1,1 bilhão de reais relativos a uma amortização no ágio durante a fusão das empresas..

__

Dólar também sobe

Após confirmação do impeachment, o dólar subiu 0,63%, fechando em 3,24 reais, enquanto investidores agem com cautela frente às medidas fiscais que o governo de Michel Temer prometeu adotar. O mercado de celulose se ancorou na alta e subiu junto. As ações da Suzano fecharam em alta de 7,1%, a maior alta do dia do Ibovespa. Fibria e Klabin também encerraram com altas, 3,9% e 1,4% respectivamente.

__

E-commerce cresce, mas menos

O varejo online cresceu 5,2% no primeiro semestre de 2016. É a primeira vez em 16 anos que o crescimento, na comparação ano a ano, não chega a dois dígitos. Os dados são da empresa especializada no setor, Ebit. A expectativa é que o número de pedidos online seja equivalente ao do ano passado, em torno de 106,5 milhões. No entanto, o faturamento nominal deve ser maior, diante da inflação do setor, que, segundo avalia a Ebit, deve chegar a 5% ou 6% este ano. A empresa espera que o e-commerce recupere as margens de venda na segunda metade do ano, na medida que os números voltaram a crescer em maio.

__

Kroton e Estácio no Cade

Os grupos de educação Kroton e Estácio deram entrada no pedido de fusão no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A união das duas empresas criaria um grupo educacional com 1,5 milhões de alunos e 25% do total de matrículas de alunos do ensino superior. É consenso no mercado educacional que a fusão deveria vir com a venda de ativos de ensino à distância (EaD) da Estácio. Na proposta ao Cade as empresas propuseram a venda dos ativos de EaD da Uniseb e da própria Universidade Estácio de Sá, que estão no guarda-chuva da Estácio. Apesar disso há problemas na proposta — os principais ativos EaD estão na conta da Kroton, com a Uniderp e a Unopar; além disso, a proposta requer que a Estácio de Sá divida suas operações presenciais e à distância, que atualmente são conjuntas.

__

Balança recorde em 10 anos

A balança comercial brasileira encerrou o mês de agosto com o maior superávit para o mês em 10 anos, 4,1 bilhões de dólares, segundo dados divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O Brasil exportou 16,9 bilhões de dólares no mês enquanto que a importação atingiu 12,8 bilhões. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o superávit bateu um recorde histório, de 32,3 bilhões de dólares. É o maior superávit desde o início das medições em 1989.

__

Veículos em alta

A venda de automóveis novos subiu 1,37% em agosto. É a quarta vez consecutiva que a venda sobe na comparação mês a mês, chegando a 183.901 unidades vendidas. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a venda de carros novos foi 11,2% menor. É a menor retração mensal registrada em 2016, que começou com um encolhimento de 39% na venda de veículos em janeiro. No acumulado dos 8 meses corridos foram vendidos 1,35 milhão de automóveis, recuo de 23% sobre o volume vendido no mesmo período de 2015.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s