Bolsa sobe 1%; recorde no petróleo…

Em recuperação

O Ibovespa começou o dia instável e terminou em alta de 1,01%, com 58.586 pontos, recuperando parte das perdas da sexta-feira, quando a queda foi superior aos 3%. O índice virou após o discurso da presidente do FED de Washington, Lael Brainard, sinalizar que não haveria aumento na taxa básica de juros dos Estados Unidos em setembro, diferente da expectativa que havia se criado em torno da fala do presidente do FED de Boston, Eric Rosengren, que havia dito que o aumento era possível para o mercado norte-americano não superaquecer. As principais valorizações do dia foram da mineradora Vale e das siderúrgicas. A Vale subiu 3,71% nos papeis ordinários. Já a Gerdau subiu 5,57%, a CSN subiu 1,62% e a Usiminas 1,04%. A alta se deu motivada por mudanças nas recomendações internacionais feita pelo JP Morgan e por posições de curto prazo montada por alguns investidores.

__

Recorde no petróleo

A produção brasileira de petróleo bateu novamente o recorde histórico em agosto, chegando a uma média de 2,22 milhões de barris por dia. O recorde anterior havia sido em julho, quando a produção chegou a 2,19 milhões de barris. A Petrobras também seu recorde de produção diária, chegando a produzir 2,33 milhões de barris no dia 19 de agosto, acima da alta anterior, medida em 22 de dezembro de 2014. Nas bacias do pré-sal a alta na extração foi 4% maior do que no mês anterior. As ações ordinárias da petroleira subiram 3,48% após os resultados, também impulsionadas pelo aumento nos preços de contratos por petróleo futuro no exterior.

__

Dólar cai

O dólar caiu também após o anúncio de Lael Brainard, presidente do FED de Washington, que discartou a possibilidade do aumento de juros. O dólar caiu diante das declarações e encerrou o dia a 3,24 reais, após cair 0,95%. Por aqui, as ações das empresas cujo produto principal advém da exportação caíram. A celulosa é um exemplo: após serem os únicos papéis do Ibovespa que subiram na sexta-feira, quando o dólar chegou a subir 2,17%, encerraram a segunda-feira em queda. As ações da fabricante de celulose Suzano fecharam o dia com a maior queda da bolsa, em 2,22%.

__

Oi para os credores

O conselho administrador da operadora telefônica Oi divulgou nota afirmando que o plano de recuperação judicial apresentado na semana passada é compatível com a intenção de “viabilizar a recuperação e a sustentabilidade da empresa. Na semana passada, as ações da empresa subiram na expectativa da divulgação do plano para cair 17% no dia após a divulgação. A nota foi aprovada pelo conselho, que disse que os credores devem discutir os planos “dentro dos processos formais de recuperação judicial”. Na semana passada, credores da Oi disseram que o plano de recuperação prioriza os lucros dos acionistas e dos representantes da empresa. As ações ordinárias da Oi fecharam o dia em queda de 0,5%.

__

Juros altos

A taxa de juros médias praticado pelos bancos para o cheque especial subiu 0,04 ponto percentual em setembro, alcançando 13,56% ao mês, apontou uma pesquisa realizada pelo Procon-SP. Com a taxa nesse patamar, uma dívida acumulada no cheque especial dobra em menos de seis meses. Dentro da amostra de sete bancos, dois aumentaram os juros, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

__

A primeira de muitas

Fontes ligadas ao governo afirmaram à agência Reuters que um dos negócios estatais que estarão na lista de do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) será a Lotex, braço de loterias instantâneas da Caixa Econômica Federal. O conselho do PPI realiza sua primeira reunião amanhã para decidir quais negócios do governo devem participar de privatizações e concessões. Além da Lotex, espera-se que a distribuidora goiana de energia elétrica, a Celg-D, e a concessão dos aeroportos de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre também entrem na lista. Na semana passada, uma fonte do governo já havia dito que a administração de Michel Temer buscaria um parceiro privado para ter 51% na Lotex.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s