Bolsas asiáticas caem em meio a ajustes antes do Fed

Hong Kong: o índice Hang Seng teve baixa de 0,45%, a 21.704,61 pontos, enquanto em Taiwan, o Taiex terminou o dia com perda de 0,2%, a 8.216,17 pontos

São Paulo – As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira, em meio a ajustes de posições antes da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e preocupações alimentadas pela tendência de fraqueza do petróleo.

Os investidores já começam a se posicionar antes do anúncio do Fed, no próximo dia 16. A expectativa é que o BC norte-americano eleve juros pela primeira vez em quase uma década, diante de sinais de recuperação da economia dos EUA e indicações de várias autoridades do Fed de que chegou a hora de iniciar o aperto monetário, apesar de preocupações com a desaceleração da economia mundial e, em especial, da China.

Enquanto isso, a contínua desvalorização do petróleo, que ontem fechou em baixa pela quarta sessão consecutiva e permaneceu nos menores níveis em quase sete anos, continua gerando aversão a risco nos mercados asiáticos, prejudicando as ações da região.

Na China, as bolsas migraram para o vermelho no fim dos negócios da tarde. O Xangai Composto, principal índice acionário do gigante asiático, caiu 0,5%, a 3.455,50 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, recuou 0,1%, a 2.211,86 pontos.

Durante o pregão de hoje, porém, os mercados locais chegaram a subir, em reação ao anúncio de que a China vai antecipar medidas de reformas para as ofertas públicas iniciais (IPOs) de ações.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng teve baixa de 0,45%, a 21.704,61 pontos, enquanto em Taiwan, o Taiex terminou o dia com perda de 0,2%, a 8.216,17 pontos.

Na bolsa sul-coreana, por outro lado, o Kospi registrou alta moderada de 0,20% em Seul, a 1.952,07 pontos. Ontem à noite, o BoK, como é conhecido o BC da Coreia do Sul, decidiu manter sua taxa básica de juros inalterada em 1,5% pelo sexto mês seguido.

Na região do Pacífico, o tom nas bolsas australiana e neozelandesa também foi negativo. Em Sydney, o índice australiano S&P/ASX 200 recuou 0,8%, a 5.037,70 pontos, influenciado principalmente por ações do setor financeiro e acumulando três sessões em queda.

Já no mercado acionário da Nova Zelândia, o S&P/NZX 10 caiu 0,4%, após o banco central do país cortar ontem sua principal taxa de juros pela quarta vez este ano, em 0,25 ponto porcentual, a 2,50%. Com informações da Dow Jones Newswires.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s