Bolsas asiáticas fecham em alta após Fed elevar juros

Xangai, encerrou o dia com valorização de 1,4%, a 3.617,06 pontos

São Paulo – As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira, após o Federal Reserve (Fed, o BC norte-americano) sinalizar que pretende elevar juros em dezembro, num sinal de confiança na saúde econômica dos EUA.

Na ata de sua última reunião, publicada ontem à tarde, o Fed confirmou a intenção de começar a aumentar os juros básicos dos EUA no próximo mês, dando início à normalização da política monetária pela primeira vez desde a crise financeira mundial de 2008 e 2009.

Em reação ao voto de confiança do Fed, os índices acionários de Nova York encerraram o pregão de ontem com ganhos de 1,4% a 1,8%.

Embora a perspectiva de juros mais altos nos EUA deva elevar os custos de financiamento das empresas, a confirmação do Fed ajudou a apagar parte da incerteza que gerou volatilidade nos mercados nos últimos meses, segundo Chris Weston, analista da corretora IG.

Além disso, muitos acreditam que os futuros aumentos dos juros serão pequenos, notou Weston.

Para o economista-chefe do Vanguard Group, Joseph Davis, os investidores agora deixaram de questionar quando o Fed vai elevar juros e se perguntam o quão rápido será esse processo.

“Está bastante claro que o aumento de juros nos EUA será bem gradual”, disse ele. “A economia mundial não consegue tolerar uma taxa do Fed muito mais alta a essa altura.”

Os futuros dos Fed funds, que são usados para calibrar projeções sobre a política monetária do Fed, mostravam ontem que há uma probabilidade de 68% de o banco central dos EUA elevar juros na reunião de 15 e 16 de dezembro, segundo o CME Group.

A principal bolsa da China, a de Xangai, encerrou o dia com valorização de 1,4%, a 3.617,06 pontos, enquanto a de Shenzhen, que é menos abrangente, avançou 3,1%, a 2.257,21 pontos.

Em outras partes da Ásia, o índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 1,41%, a 22.500,22 pontos, enquanto em Seul, o índice sul-coreano Kospi avançou 1,33%, a 1.988,91 pontos, e em Taiwan, o Taiex registrou alta de 1,64%, a 8.477,20 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o bom humor dos mercados asiáticos, também em reação ao Fed. O S&P/ASX 200, índice que reúne as empresas mais negociadas em Sydney, avançou 2,2%, a 5.242,60 pontos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s