Bolsas asiáticas fecham em alta após Fed manter juros

O Xangai Composto subiu 0,4%, encerrando o dia a 3.097,92 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, avançou 1,3%, a 1.679,10 pontos

São Paulo – As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira, um dia após o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) decidir manter os juros básicos dos EUA inalterados.

O Xangai Composto, principal índice acionário da China, subiu 0,4%, encerrando o dia a 3.097,92 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, avançou 1,3%, a 1.679,10 pontos.

Na semana, porém, o Xangai acumulou perda de 3,2%, atribuída a incertezas antes do Fed e à fraqueza de alguns indicadores domésticos e, em relação ao pico atingido em junho, apresenta desvalorização de 40%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng teve alta de 0,3%, a 21.920,83 pontos, garantindo a segunda semana consecutiva de valorização, de 1,9%.

Ontem, o Fed decidiu adiar o primeiro aumento dos juros nos EUA em quase uma década, como muitos investidores esperavam, mas citou preocupações com a fraqueza da economia global e dos mercados financeiros.

A expectativa é de que haja mais volatilidade dos ativos no futuro próximo, uma vez que ainda é provável que o Fed comece a elevar juros antes do final do ano.

“A volatilidade deve continuar forte nas próximas semanas e meses”, comentou Michael Arone, estrategista-chefe de investimento da State Street Global Advisors, que administra US$ 2,4 trilhões em ativos.

Segundo Arone, ainda não há clareza de quando o Fed vai elevar juros. “Eles reconhecem que o ambiente global é algo que eles estão monitorando…e, embora o mercado esteja esperando um aumento antes do fim do ano, uma alta em outubro parece estar fora de questão”, avaliou.

A maioria dos mercados asiáticos vinha se comportando bem antes do anúncio do Fed, uma vez que as apostas de que o Fed poderia aumentar juros já haviam perdido força, mas as bolsas chinesas foram exceção, uma vez que a sustentação oferecida por fundos apoiados por Pequim tem sido cada vez mais irregular.

Em outras partes da Ásia, a bolsa taiwanesa teve ganho de 0,2% hoje, com o Taiex a 8.462,14 pontos, enquanto o índice sul-coreano Kospi subiu 0,98%, a 1.995,95 pontos.

Na Oceania, o mercado australiano voltou a seguir o tom positivo da Ásia. O S&P/ASX 200, que reúne as empresas mais negociadas em Sydney, avançou 0,5%, a 5.170,50 pontos, assegurando ganhos pela terceira sessão consecutiva.

Com isso, o índice australiano encerrou a semana com alta de 2%, após o avanço de 0,6% visto na semana passada. Desde o começo do ano, porém, o S&P/ASX 200 ainda tem perdas de 4,4%. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s