Bolsas da Ásia fecham em alta, mas Tóquio volta a recuar

Algumas ações, como a da Toshiba, tiveram desempenho ruim, puxando desempenho para baixo

São Paulo – As principais bolsas asiáticas fecharam nesta terça-feira na maioria em alta, em um dia de volumes menores em negociação, com muitos operadores de folga na semana do Natal. Uma exceção foi a Bolsa de Tóquio, onde algumas ações, como a da Toshiba, tiveram desempenho ruim.

Na China, o índice Xangai Composto subiu 0,26%, para 3.651,77 pontos, perto da máxima em um mês, após oscilar entre ganhos e perdas ao longo da sessão. O Shenzhen Composto, índice de menor abrangência, teve alta de 0,9%, para 2.379,63 pontos.

O dia foi de cautela, após um comunicado oficial do governo que sinaliza prioridades para o próximo ano na economia, divulgado na segunda-feira, não conseguir empolgar os investidores.

Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei fechou em queda de 0,16%, em 18.886,70 pontos. Além dos anúncios recentes do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), que frustraram os investidores, algumas ações estiveram em foco e pesaram.

O papel da Toshiba recuou mais de 12%, após a companhia divulgar que prevê prejuízo de 550 bilhões de ienes (US$ 4,5 bilhões) no atual ano fiscal, que termina em março. A companhia também informou que cortará 6.800 empregos, ou cerca de 30% de sua força de trabalho.

Kirim caiu 5,8%, após informar que espera prejuízo para o ano fiscal que termina em dezembro, diante de resultados negativos com sua unidade no Brasil. A segunda maior cervejaria do Japão, dona das marcas Schin e Devassa, deve registrar o primeiro prejuízo desde 1949, com o resultado no País pesando.

Nesta quarta-feira, os mercados japoneses não funcionam, devido ao feriado do Dia do Imperador.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em alta de 0,18%, em 21,830,02 pontos, após operar mais cedo perto da estabilidade.

O Kospi, índice da Bolsa de Seul, avançou 0,57% na Coreia do Sul, atingindo 1.992,56 pontos. O índice chegou a recuar, mas se recuperou ao longo da sessão, em meio a volumes modestos negociados. Na Bolsa de Taiwan, o índice Taiex registrou alta de 0,13%, em 8.292,74 pontos.

Na Oceania, na Bolsa da Austrália o índice S&P/ASX 200 fechou em alta de 0,15%, em 5.116,70 pontos. Trata-se do quinto fechamento positivo do índice, que reagiu a ganhos nas ações relacionadas à energia, enquanto nos demais setores os desempenhos não tiveram sinal único.

Analistas destacaram também na Austrália os volumes mais fracos, em semana de feriado. O avanço nos contratos de petróleo, porém, apoiaram a alta.

Com informações da Dow Jones Newswires.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s