Bovespa reverte ganhos e renova mínimas desde 2009

Às 14h35, horário de Brasília, o Ibovespa caía 1,13 por cento, a 39.501 pontos, mínima intradia desde 18 de março de 2009

O principal índice da Bovespa reverteu os ganhos e voltava a ser negociado abaixo dos 40 mil pontos, pressionado pela piora das ações da Petrobras e da Vale , na esteira do recuo de preços de commodities.

Às 14h35, horário de Brasília, o Ibovespa caía 1,13 por cento, a 39.501 pontos, mínima intradia desde 18 de março de 2009.

Mais cedo, amparado pelo avanço de bolsas no exterior, o índice de referência do mercado acionário brasileiro chegou a subir 0,8 por cento.

O volume financeiro da sessão era de 2,22 bilhões de reais, projetando para o final do dia cerca de 4 bilhões de reais. O ano de 2015 terminou com média diária de 7,332 bilhões de reais.

Nos primeiros pregões de 2016, a média é de 5,077 bilhões.

No exterior, os preços do petróleo voltaram a flertar com a cotação de 30 dólares após ensaiarem uma trégua na série de queda, conforme o quadro de oferta expressiva da commodity não mostra alívio.

Wall Street ainda sustentava os ganhos, mas longe das máximas, com o S&P 500 em alta de apenas 0,07 por cento.

No Brasil, a pauta corporativa também repercutia, tendo entre os destaques nova redução nos planos de investimentos da Petrobras e dados considerados fracos do Grupo Pão de Açúcar.

Destaques

=PETROBRAS mostrava as ações preferenciais desabando 7,55 por cento e as ordinárias caindo 7,6 por cento, conforme o petróleo abandonou a tentativa de recuperação de preço.

Também no radar estava redução do plano de investimentos da estatal para 98,4 bilhões de dólares para o período 2015-2019.

Ainda, o Credit Suisse reinicou cobertura da companhia com recomendação “underperform” e preço-alvo de 2 dólares para o ADR. O Barclays, por sua vez, cortou o preço-alvo do ADR de 6,50 para 4 dólares.

=VALE também não sustentou ganhos e as preferenciais despencavam 6,2 por cento, renovando mínimas intradia desde agosto de 2004.

No pano de fundo, estava nova queda nos preços do minério de ferro na China e notícia de que a mineradora usará 3 bilhões dos 5 bilhões de dólares disponíveis em linhas de crédito rotativo para aumentar a liquidez da empresa e amortizar títulos de dívida (bonds).

=GRUPO PÃO DE AÇÚCAR cedia 2,77 por cento, após reportar queda de 2,3 por cento na receita líquida consolidada mesmas lojas (abertas há mais de 12 meses) no quarto trimestre.

Analistas do BTG Pactual e o Itaú BBA consideraram os números fracos. VIA VAREJO, por sua vez, subia 0,66 por cento. O BTG disse que os dados do grupo vieram um pouco melhores do que as suas estimativas, embora sigam bastante negativos.

=BB SEGURIDADE subia 3 por cento, entre os destaques na ponta positiva do Ibovespa, após forte queda na véspera, quando dados do setor de seguros estiveram no radar de analistas.

A equipe da corretora Brasil Plural observou que os números da Susep mostraram queda relevante do lucro da companhia em novembro, mas disse que ainda espera que a BB Seguridade tenha alcançado estimativa de crescimento de 2015.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s