Construtoras: retomada só na bolsa

Cada vez que a expressão “redução de juros” vem à tona, as ações das construtoras disparam. O movimento se repetiu ontem após a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária, que mostrou que os cortes de juros mais agressivos devem continuar nos próximos encontros. As ações da Rossi dispararam 43,10%, as da Viver e da PDG, 34%. Desde o início do ano, as ações da PDG subiram 194%, as da Rossi dispararam 145%, e os papéis da única do setor que pertence ao Ibovespa, a Cyrela, subiram 24%.

Para analistas, a alta deve continuar a cada novo movimento do Banco Central, mas uma sustentação no médio prazo vai depender de os resultados de fato avançarem. “As ações sempre têm um movimento antecipado. Na economia real, as construtoras estão longe de sair do buraco, mas a perspectiva de retomada de crédito deve melhorar a vida do setor”, diz Roberto Indech, analista-chefe da corretora Rico.

A explicação principal é que a queda de juros demora a ser repassada para o consumidor e o crédito deve voltar a ser liberado pelos bancos aos poucos. Além disso, indicadores importantes para a retomada do setor como desemprego, renda e confiança do consumidor tendem a continuar ruins ou se deteriorarem ainda mais ao longo deste ano.

Analistas alertam que em casos de empresas mais problemáticas como a PDG – que vive à beira da recuperação judicial – e da Rossi – que tenta negociar uma dívida de 2 bilhões com credores – há muito a ser feito antes que elas voltem a crescer. Para outras companhias, a melhora está “encomendada”, mas deve vir somente em 2018. O ritmo da retomada no setor – assim como na economia – ainda é incerto. A única certeza é que os lucros recordes de 2010 devem demorar anos para voltar. Se voltarem, claro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s