Dólar cai cerca de 1% com humor externo

Às 10:25, o dólar recuava 1,05 por cento, a 4,1216 reais na venda, após avançar na véspera a um novo recorde de fechamento

São Paulo – O dólar recuava cerca de 1 por cento em relação ao real nesta sexta-feira, refletindo a retomada do apetite por risco nos mercados globais em meio à recuperação dos preços do petróleo e a expectativas de novos estímulos econômicos na zona do euro.

Às 10:25, o dólar recuava 1,05 por cento, a 4,1216 reais na venda, após avançar na véspera a um novo recorde de fechamento.

“Bolsas, moedas e commodities se recuperam na última sessão da semana”, escreveram analistas da corretora Guide Investimentos em nota a clientes. 

“Ainda que não acreditemos que se trata de um alívio duradouro, deve ser capaz de encerrar melhor a semana, que continuou apresentando elevada volatilidade dos ativos de risco”.

Os preços do petróleo subiam cerca de 5 por cento nesta sessão, com uma frente fria nos Estados Unidos e na Europa alimentando expectativas de maior demanda. 

A commodity vem renovando nas últimas sessões as mínimas em 13 anos, pressionando a demanda por ativos de maior risco e de moedas ligadas a commodities.

A recuperação do bom humor nos mercados globais vinha também após o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmar que o banco vai revisar sua política monetária em março, alimentando expectativas de mais estímulos.

No entanto, operadores não descartavam uma reversão do bom humor, especialmente levando em conta a fragilidade das perspectivas brasileiras. 

A controversa decisão do Banco Central de manter os juros básicos nesta semana desencadeou forte pressão sobre os ativos brasileiros e deve manter elevada a volatilidade no mercado local.

“Não dá para virar a página e começar do zero, o mercado ainda está muito desconfortável com toda a incerteza que veio com a decisão do BC”, disse o operador de uma corretora nacional.

Nesta manhã, o Banco Central fará mais um leilão de rolagem dos swaps que vencem em 1º de fevereiro, que equivalem a 10,431 bilhões de dólares, com oferta de até 11,6 mil contratos.

Texto atualizado às 10h55.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s