Dólar em queda; leilões da Petro…

Exportadoras em baixa

O dólar fechou o dia cotado em 3,1756 reais, uma queda de 0,5% devido, à expectativa de entrada de recursos com o bom cenário das empresas brasileiras. Com isso, as ações das companhias exportadoras tiveram dia de baixa no Ibovespa. A fabricante de aviões Embraer teve recuo 1,55%. Já a empresa de papel e celulose Fibria, que anunciou nesta quinta-feira aumento de 30 dólares nos valores das toneladas de celulose exportadas para a América do Norte, Europa e Ásia, registrou queda de 1,26% nas ações. No mesmo setor, as ações da Suzano caíram 1,13%.

__

Três leilões

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, afirmou que o governo pretende arrecadar de 3,5 bilhões a 4,5 bilhões de reais com três leilões no setor de petróleo ainda neste ano. Segundo ele, esse valor considera o valor mínimo estipulado pelos leilões, podendo aumentar até o final do ano. Coelho Filho afirmou que ainda em janeiro devem ser publicadas, no Diário Oficial, as áreas para as primeiras licitações, já aprovadas pelo Conselho Nacional de Política Energética. As ações preferenciais da Petrobras subiram 1,53%; e as ordinárias, 1,66%.

__

Leiloa, por favor

Os governadores de estados do Nordeste têm pressionado a União para realizar o leilão de ativos do setor de energia eólica na região. A pressão se intensificou depois de um leilão do setor ter sido cancelado em cima da hora no final do ano passado em decorrência de sobra estrutural de energia no Brasil diante da crise econômica. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica, os investimentos no setor superaram 60 bilhões de reais desde 1998.

__

Reflorestamento da Samarco

A Samarco, joint venture das mineradoras Vale e BHP Billiton, apresentou um plano de estabilização definitiva e recuperação ambiental da barragem de Fundão, que rompeu em 2015 em Mariana (MG). O colapso da estrutura causou um dos maiores desastres ambientais do Brasil e a morte de 19 pessoas. O plano é parte do cumprimento de determinação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. Segundo a Samarco serão depositados 29 milhões de metros cúbicos de material arenoso no local onde se localizava a barragem para cobrir os rejeitos de minério de ferro. Depois a área será reflorestada — somente o plantio de árvores, parte do plano considerada menos dispendiosa, custará cerca de 8 milhões de reais.

__

Serviços em queda

De acordo com o IBGE, o volume de serviços prestados no Brasil teve alta de 0,1% em novembro de 2016, na comparação com outubro. O desempenho positivo interrompeu uma sequência de três quedas consecutivas, sendo que em outubro a queda havia sido de 2,4%, o pior resultado desde que o IBGE iniciou as medições em 2012. Nos 11 primeiros meses de 2016, os serviços acumularam queda de 5%. A previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é que o setor feche o ano de 2016 com perda de 4,9% em volume de receitas, ressaltando que, de 2012 a 2015, a receita real do setor variou positivamente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s