Dólar recua na abertura, de olho em China e petróleo

Às 10:23, o dólar recuava 0,12 por cento, a 4,0469 reais na venda

São Paulo – O dólar tinha leve queda em relação ao real nesta terça-feira, acompanhando o movimento em outros mercados de câmbio após a China intensificar seus esforços para estabilizar o iuan.

O humor continuava frágil, porém, em meio a persistentes preocupações com a saúde da segunda maior economia do mundo e à incerteza em relação à política econômica e monetária no Brasil.

Às 10:23, o dólar recuava 0,12 por cento, a 4,0469 reais na venda. A divisa norte-americana também caía em relação a moedas como os pesos chileno e mexicano.

“A agenda está um pouco fraca, então o mercado está se recuperando com o exterior um pouco mais positivo. Mas não dá para descartar alguma volatilidade porque as coisas ainda estão muito incertas”, disse o operador da corretora B&T Marcos Trabbold.

O banco central chinês permitiu novamente que o iuan se valorizasse nesta terça-feira, amparado naquilo que analistas descreveram como compras agressivas de iuanes nos mercados externos.

A decisão vem após a queda recente da moeda chinesa desencadear uma onda de preocupações nos mercados globais.

Muitos operadores entenderam a decisão de permitir uma desvalorização cambial como um sinal de fraqueza econômica mais ampla.

Embora o governo chinês tenha voltado atrás e promovido nova valorização do iuan nos últimos dias, investidores continuavam apreensivos, em meio a dúvidas sobre as intenções da China.

O movimento dos preços do petróleo também atraía atenção, com a commodity mostrando alguma tranquilidade após atingir a mínima em quase 12 anos. A volatilidade nos preços do petróleo vem pressionando as commodities e deprimindo o apetite por ativos de mercados emergentes.

No cenário local, investidores aguardavam novas pistas sobre a estratégia do governo para lidar com a crise econômica. A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central na semana que vem é o foco mais imediato, com a maioria dos operadores apostando que os juros básicos devem subir 0,50 ponto percentual.

Texto atualizado às 10h38.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s