Empresa japonesa bate recorde de maior IPO do ano

Japan Post Holding levantou 12 bilhões de dólares

São Paulo – A quase 11 mil quilômetros de distância das bolsas norte-americanas, que costumam atrair ofertas iniciais de ações (IPOs) gigantescas, a Japan Post Holding acaba de registrar o maior IPO do mundo em 2015.

As ações da companhia estatal de serviços postais, bancários e de seguros de vida subiram 16,5% nesta quarta-feira na bolsa de Tóquio e levantaram 1,44 trilhão de yen, o equivalente a 12 bilhões de dólares.

O valor é o maior IPO registrado desde a oferta de ações do Alibaba, em setembro de 2014 e é a maior privatização do Japão desde 1987.

A companhia

A Japan Post Holdings controla três empresas: Japan Post Bank, Japan Post Insurance e Japan Post Postal Services.

No IPO, o governo japonês ofertou 11% das ações da Japan Post Holdings, 11% da Japan Post Bank e 11% da Japan Post Insurance, que juntas, chegaram ao valor de quase 12 bilhões de dólares.

O grupo tem 24 mil estações de correios. A maioria dessas estações entrega correspondências, realiza depósitos bancários e vende seguros de vida no mesmo edifício. Nas áreas rurais, as estações muitas vezes são a principal ligação entre o campo e o comércio das cidades.

A Japan Post possui mais de 2 trilhões de yens em ativos e seu IPO atraiu grande interesse de investidores japoneses de varejo, muitos deles que compram de ações pela primeira vez, graças à familiaridade do público com a estação de correios.

Privatização

Apesar do entusiasmo inicial, analistas apontam que não se trata de uma companhia privada normal. 

A empresa ainda tem que entregar correspondência para todos, independentemente do lucro, e sua unidade de banco não pode fazer empréstimos para a compra de imóveis, para citar apenas dois problemas centrais da companhia.

“A menos que permitam que a Japan Post Bank entre em novos negócios, pode ser duro para empresa aumentar os lucros”, disse o estrategista-chefe da Rakuten Securities, Masayuki Kubota, em entrevista ao Washington Post.

Entre abril e junho deste ano, a Japan Holdings teve um lucro de 142,6 bilhões de yen, o equivalente a 1,176 bilhão de dólares. O Japan Post Bank foi responsável por 55% do total deste valor, enquanto os serviços de correios contribuíram com 21,9% deste lucro. 

O governo ainda planeja vender dois terços da holding e por último privatizar completamente as duas unidades financeiras,Japan Post Bank e Japan Post Insurance, ainda sem data definida.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s