Férias na JBS; Sexta alta na bolsa…

Sexta alta

O Ibovespa fechou em sua sexta alta seguida nesta quarta-feira — a maior sequência positiva em oito meses. O índice subiu 1,37% e chegou aos 65.500 pontos. Entre os destaques positivos estão as ações preferenciais e ordinárias da Petrobras, que subiram 3,2%, num dia de alta do petróleo (2,5%). As ações da mineradora Vale também tiveram um novo dia positivo: os papéis ordinários subiram 1,1%; e os preferenciais, 1%. As ações da BM&F Bovespa subiram 4,2% — maior alta do dia no Ibovespa. E as ações da Cetip tiveram o maior movimento financeiro do dia, de 1,8 bilhão de reais. Os papéis fecharam com alta de 0,92%. A partir de amanhã as ações da Cetip deixarão de ser negociadas no mercado devido à fusão com a BM&F Bovespa.

_

Medidas mais rigorosas

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, informou nesta quarta-feira que o novo Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) vai permitir a cassação do registro de frigoríficos que cometerem três infrações classificadas como gravíssimas no período de um ano. Sem o registro, o frigorífico não poderá vender a carne produzida, dentro do Brasil ou no exterior. A mudança no regulamento foi feita com a assinatura de um decreto pelo presidente Michel Temer. Na mesma cerimônia, Temer assinou uma Medida Provisória elevando a multa máxima que pode ser aplicada aos frigoríficos de 15.000 para 500.000 reais. As medidas são adotadas após a Operação Carne Fraca.

_

Baldissera solto

Por falar em Carne Fraca, o diretor da companhia de alimentos BRF André Luis Baldissera deixou o Complexo Médico-Penal em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, nesta quarta-feira. Ele foi preso na operação no dia 17 de março. A soltura foi autorizada mediante ao pagamento de 300.000 reais de fiança. Segundo a investigação, Baldissera atuou para que a fábrica de Mineiros, em Goiás, não fosse interditada, depois de terem sido encontrados traços de salmonela em produtos.

_

A saída para os Correios?

Após o ministro Gilberto Kassab afirmar que o governo não pretende socorrer os Correios, o presidente da companhia, Guilherme Campos, disse nesta quarta-feira que pretende conversar com a Caixa Econômica sobre a possibilidade de criação de uma loteria dos Correios. “Hoje é um monopólio da Caixa. Mas nós temos presença nacional, temos capilaridade e, tendo a oportunidade de explorar outra loteria, dentro da legislação existente, por que não os Correios terem sua loteria postal?”, disse Campos a jornalistas.

_

Joint venture na Gerdau

A siderúrgica Gerdau anunciou a decisão de vender metade de seu negócio de aços longos na Colômbia para a Putney Capital, por 165 milhões de dólares. Com isso, a companhia criaria uma joint venture para a unidade colombiana Gerdau Diaco, que possui capacidade produtiva de 674.000 toneladas de aço. A Putney Capital é uma gestora de recursos que investe principalmente no Caribe e na América Central. Ambas já possuem uma parceria na República Dominicana.

_

R$ 5 bi para a Eletrobras

A estatal de energia Eletrobras pretende iniciar no segundo semestre a venda de fatias minoritárias em projetos de geração e transmissão com o objetivo de levantar até cerca de 5 bilhões de reais. Segundo o presidente da companhia, Wilson Ferreira Jr., as subsidiárias da companhia têm transferido essas participações em projetos à Eletrobras para abater dívidas com a holding, e a companhia definirá juntamente com um assessor financeiro como será feita a venda. Os ativos deverão ser agregados em pacotes para torná-los mais atraentes, com blocos de participações em usinas eólicas ou em linhas de transmissão, segundo exemplificou Ferreira.

_

Férias na JBS

Afetada pela Operação Carne Fraca, a produtora de alimentos JBS anunciou que vai dar férias coletivas aos funcionários de dez de suas 36 unidades de abate de bovinos no Brasil. As férias terão início na próxima segunda-feira dia 3 de abril por um período de 20 dias. “A medida é necessária em virtude dos embargos temporários impostos à carne brasileira pelos principais países importadores, assim como pela retração nas vendas de carne bovina no mercado interno nos últimos dez dias”, disse a JBS. As unidades da JBS que terão férias coletivas estão localizada nos estados de Mato Grosso (4), Mato Grosso do Sul (3), São Paulo (1), Goiás (1) e Pará (1).

_

Taxa de juro sobe

A taxa de juro cobrada de consumidores com recursos livres, que não incluem crédito rural, financiamentos imobiliários e empréstimos do BNDES, subiu de 72,7% ao ano para 73,2% entre janeiro e fevereiro. Já as novas concessões de crédito com recursos livres caíram entre os dois meses — a redução foi de 11,4% entre janeiro e fevereiro para consumidores e empresas. Segundo o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Túlio Maciel, a razão da queda das concessões e da elevação dos juros é o fato de fevereiro, além de ser mais curto, ter tido ainda menos dias úteis por causa do Carnaval. Enquanto isso, os juros do cartão de crédito parcelado bateram novo recorde: subindo de 161,9% para 163,5% ao ano em fevereiro.

_

MMX lucra mais

A MMX finalizou o ano de 2016 com lucro consolidado de 412,8 milhões de reais, um valor quatro vezes maior do que o reportado em 2015. Já a receita de venda de bens e serviços foi de 2,72 milhões de reais no ano passado, um aumento de sete vezes em comparação a 2015. No ano passado, o resultado financeiro ficou positivo em 3,77 milhões de reais, ante um valor negativo de 106,8 milhões em 2015. As ações da companhia tiveram alta de 0,21% nesta quarta-feira.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s