FGTS arrecada menos; Bolsa +0,85%…

FGTS: arrecadação cai

A arrecadação líquida do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) caiu 22,2% em 2016 em comparação com 2015. A diferença entre saques e depósitos chegou a 10,2 bilhões de reais, volume menor do que os 14,4 bilhões de reais contabilizados em 2015. A queda é reflexo do aumento do desemprego no país. Segundo dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados, o país perdeu 1,32 milhão de vagas formais no ano passado. Só os trabalhadores com carteira assinada têm contas de FGTS.

_

Bolsa +0,85%

O Ibovespa fechou nesta terça-feira com alta de 0,85%, num dia positivo para a mineradora Vale e as siderúrgicas. As ações da Bradespar, que detém participação na Vale, subiram 4,2%. As preferenciais da Vale tiveram alta de 3,6%, e as ordinárias, 3,4%, enquanto os papéis da CSN subiram 4%. Os papéis da Petrobras também tiveram um dia positivo, com alta 1,6% no barril de petróleo. As ações ordinárias da estatal subiram 0,72%, e as preferenciais, 1,30%.

_

Occhi: quem cuida dos distratos é o setor

O presidente da Caixa Econômica, Gilberto Occhi, disse que é muito difícil o governo regular os distratos de imóveis. Segundo ele, a arbitragem só deve acontecer em casos de “abuso extremo” e é o mercado que deve regular seus distratos. É para inibir os distratos que a Caixa sempre oferece financiamento bancário, segundo Occhi. Em um momento em que as construtoras debatem medidas para combater distratos, ele afirmou que o melhor antídoto para os distratos seria o financiamentos dos imóveis na planta, já oferecido pelo banco público.

_

Amil triplica prejuízo

A operadora de planos de saúde Amil triplicou seu prejuízo em 2016, passando dos 318 milhões de reais. O resultado teve impacto do aumento de 46% nas despesas com ativos adquiridos em 2016, que somaram 2,4 bilhões de reais. Além disso, os custos cresceram mais do que a receita. O faturamento em 2016 aumentou 20%, para 20,5 bilhões de reais, enquanto os custos médicos subiram 24% no ano.

_

Empréstimo com FGTS

A partir desta terça-feira o trabalhadores já podem buscar empréstimos consignados e oferecer o saldo do FGTS como garantia. A liberação ocorre após a Caixa Econômica Federal, gestora do FGTS, publicar as regras para o funcionamento dessas operações. Com isso, bancos e empresas podem firmar convênios que vão permitir que os funcionários tenham acesso a essa linha de crédito. A lei que permite esse tipo de empréstimo foi promulgada pelo Congresso no ano passado. Ela possibilita que o trabalhador do setor privado ofereça até 10% do saldo de seu FGTS como garantia num empréstimo consignado. Pelo texto, o empregado também pode dar como garantia nas operações até 100% do valor da multa paga pelo empregador em caso de demissão sem justa causa.

_

Magazine sobe

As ações da varejista Magazine Luiza subiram 0,44% após a companhia ter anunciado a aquisição da startup Integra Commerce. A empresa, de Minas Gerais, é especializada na integração e na gestão de relacionamento entre lojistas e marketplace. Segundo o Magazine Luiza, a aquisição acaba com a necessidade de intermediação de terceiros para lojistas que quiserem fazer parte do marketplace da rede.

_

Crescimento de 3%?

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta terça-feira esperar que o país cresça até 2,7% no quarto trimestre. “Se olharmos a previsão do crescimento do quarto trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, esperamos um crescimento de 2,7%. Vamos entrar em 2018 com um crescimento, um ritmo, acima de 3%. Portanto, está dentro da previsão”, disse. Durante um evento no Rio de Janeiro, o ministro disse ainda que espera recuperar “nos próximos trimestres” os 30% perdidos em investimentos nos dois últimos anos.

_

IPO da Copobras?

A fabricante catarinense de embalagens plásticas Copobras pediu registro de companhia aberta — o primeiro passo para uma oferta inicial de ações. Com quase 50 anos de mercado, a empresa tem sede no município de São Ludgero (SC), onde fabrica descartáveis, como copos e pratos, laminados plásticos, além de trabalhar com a recuperação de resíduos sólidos. O grupo tem subsidiária em João Pessoa (PB) e em Manaus (AM).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s