Dólar R$
Euro R$
SELIC 10,25% ao ano
Ibovespa pts
Pontos
Variação
Última atualização FONTE

Ibovespa recua com ruído político envolvendo Lula

Na noite da véspera, surgiram notícias de que cresceram as chances de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumir um ministério no governo

São Paulo – O principal índice da Bovespa recuava nesta terça-feira, tendo como pano de fundo a queda de commodities, enquanto o componente político também pressiona, em meio a notícias de que cresceram as chances de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumir um ministério no governo da presidente Dilma Rousseff.

Às 10:49, o Ibovespa recuava 2,41%, a 47.689 pontos. O volume financeiro no pregão era de 1,35 bilhão de reais.

A notícia de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki homologou a delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), conforme informou o canal de notícias GloboNews, afastou o Ibovespa da mínima, quando chegou a recuar mais de 3%, abaixo de 48 mil pontos.

Uma fonte palaciana afirmou à Reuters na véspera que aumentaram as chances do ex-presidente Lula voltar ao Palácio do Planalto como ministro, mesmo sem haver ainda a decisão de qual cargo ocuparia: a Casa Civil, hoje nas mãos de Jaques Wagner, ou a Secretaria de Governo, com Ricardo Berzoini.

Lula viajaria nesta terça-feira a Brasília para conversar com a presidente Dilma e fechar sua participação no governo.

Entre agentes financeiros, o entendimento é que o retorno de Lula possibilitaria sobrevida do atual governo, o que preocupa, uma vez que os mesmos avaliam que a melhora das perspectivas econômicas passa por troca do governo.

Há temores também sobre as eventuais alternativas do governo para reanimar a economia.

“Assim como papéis de companhias como Banco do Brasil e Petrobras tiveram um desempenho acima da média conforme cresceram expectativas de mudança, agora são elas que passam por ajuste.

É o risco político e a sombra sobre as estatais”, disse um operador.

Destaques

Banco do Brasil desabava 12%, pressionado pelas incertezas na esfera política, devolvendo boa parte das altas dos últimos pregões.

No mês, o papel ainda acumula ganho ao redor de 45%, um dos melhores desepenhos do Ibovespa em março.

Itaú Unibanco, que cedia 3,82%, contabiliza uma elevação de cerca de 20% no mês.

Petrobras mostrava as preferenciais em baixa de 8,38%, também na esteira de apreensões ligadas ao cenário político e com o petróleo recuando pelo segundo dia.

Os papéis da petroleira também acumulam ganhos fortes em março, de cerca de 30%, incluindo as perdas nesta sessão.

Vale tinha as ações preferenciais de classe A em queda de 1,65%, conforme o preço do minério de ferro no mercado à vista da China despencou cerca de 7%, na queda diária mais acentuada em oito meses, acompanhando um recuo no mercado de aço e refletindo um renovado pessimismo sobre o excedente de oferta.

Gerdau recuava 6,44%, em sessão negativa no setor siderúrgico, com o resultado do quarto trimestre do grupo também sob o foco de atenções, com prejuízo líquido ajustado de 41 milhões de reais e anúncio de cortes em investimentos.

Usiminas caía 8,11% e CSN recuava 4,62%.

Kroton Educacional perdia 1,17%, contaminada pelo quadro negativo na Bovespa, mesmo após divulgar alta anual de 21,9% no lucro líquido ajustado do quarto trimestre, para 408,8 milhões de reais, superando expectativas de analistas.

BR Malls declinava 5,81%, após a administradora de shopping centers divulgar queda anual de 74% no lucro do último trimestre de 2015, enquanto a receita líquida ficou estável e as despesas com vendas, gerais e administrativas caíram 18,3%.

Suzano Papel e Celulose e Fibria subiam 4,47 e 5,02%, entre as poucas altas do Ibovespa, tendo como pano de fundo a alta do dólar frente ao real e dados mostrando estabilidade nos preços de celulose na China.

Matéria atualizada às 11h59

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s