Ibovespa cai no início dos negócios pressionado por bancos

Às 10h12, o Ibovespa perdia 0,75%, a 48.546 pontos, pressionado principalmente por bancos e Ambev

São Paulo – A Bovespa adotava trajetória negativa, com o cenário externo novamente mais avesso a ativos de risco e com investidores ainda repercutindo a decisão na véspera do Federal Reserve, que mostrou tom cauteloso.

Às 11h02, o Ibovespa perdia 1,7%, a 48.099 pontos. O giro financeiro era de 817,8 milhões de reais.

O fato de o Banco Central do Japão não ter anunciado novos estímulos monetários e a renovada cautela com a possibilidade de a Grã-Bretanha deixar a União Europeia contribuíam para o dia mais negativo no exterior. 

Pesquisa Ipsos MORI mostrou que o apoio à saída do bloco subiu para 53%.

Além disso, comentários do Fed na véspera ainda eram objeto de análise, após a chair da autoridade monetária, Janet Yellen, afirmar que o banco central ainda precisa ver sinais mais claros de força econômica antes de elevar os juros. 

Yellen atribuiu parte do tom cauteloso ao referendo sobre a Grã-Bretanha.

O índice norte-americano S&P 500 recuava 0,9%.

No Brasil, a cena política seguia como pano de fundo. Na quarta-feira, o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado disse em delação premiada que o presidente interino Michel Temer pediu recursos ilícitos para a campanha de Gabriel Chalita à prefeitura de São Paulo em 2012. 

Temer negou as acusações em pronunciamento, classificando as declarações de Machado como irresponsáveis e criminosas.

Destaques

USIMINAS, com alta de 1% nos papéis PNA, continuava se beneficiando de acordo de refinanciamento com credores em que obteve prazo de 10 anos, com 3 anos de carência, para pagamento de 75% de sua dívida total. Na véspera o papel já havia ganhado 22,75% com a notícia.

EMBRAER subia 4,3%, entre as maiores altas do Ibovespa. O Bank of America Merrill Lynch elevou a recomendação do ADR da empresa para “compra”.

KROTON caía 4,45%, conforme a possível fusão com a Estácio é questionada por entidades do setor. No Congresso Nacional, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) pretende realizar audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara para tratar do assunto.

JBS caía 4,7%, após notícia do Valor Econômico afirmando que o ex-presidente da Transpetro e ex-senador Sérgio Machado teria dito que, em 2014, ouviu de senadores que o grupo JBS iria fazer doações ao PMDB na ordem de 40 milhões de reais a pedido do PT.

PETROBRAS recuava 2,3% nas preferenciais, com os preços do petróleo atingindo mínima em mais de três semanas nesta quinta-feira, no sexto dia consecutivo de queda. 

O papel caía apesar da notícia considerada positiva de que a estatal iniciou processo para venda da Liquigás Distribuidora.

CPFL ENERGIA perdia 0,7%, na sequência no anúncio de acordo para aquisição da distribuidora gaúcha de eletricidade AES Sul, controlada pela norte-americana AES , por um valor total de cerca de 1,7 bilhão de reais, sujeito a ajustes.

GOL, fora do Ibovespa, perdia 4%, depois de a companhia aérea estender novamente o prazo de encerramento para a oferta de troca de bônus.

Até a véspera, detentores de 135,5 milhões de dólares em bônus da empresa que vencem em 2017, 2020, 2022 e 2023 aceitaram a troca, montante praticamente igual ao da última prorrogação, ocorrida na semana passada.

Matéria atualizada às 12h07

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s