Inflação da China em setembro fica mais fraca que o esperado

O índice de preços ao consumidor avançou 1,6% em setembro ante o ano anterior, contra expectativa de alta de 1,8 % e da alta registrada em agosto, de 2,0%

PEQUIM – A inflação ao consumidor na China desacelerou mais que o esperado em setembro, enquanto os preços ao produtor ampliaram a queda pelo 43º mês seguido, ampliando as preocupações sobre as pressões deflacionárias na segunda maior economia do mundo.

O índice de preços ao consumidor avançou 1,6 % em setembro ante o ano anterior, informou nesta quarta-feira a Agência Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês), contra expectativa de alta de 1,8 % e da alta registrada em agosto, de 2,0 %.

Em um sinal de demanda fraca, o índice excluindo alimentos foi ainda mais fraco, chegando a uma taxa anual de 1,0 % em setembro.

O resultado se deveu principalmente à base de comparação forte no ano passado, disse o estatístico da NBS Yu Qiumei, em comunicado. O índice avançou 0,5 % na comparação mensal em setembro de 2014, contra 0,1 % no mês passado.

Refletindo as crescentes pressões sobre as empresas chinesas provenientes da demanda fraca e do excesso de capacidade, as fábricas continuaram a cortar os preços de venda.

O índice de preços ao produtor recuou 5,9 % ante o ano anterior, em linha com as expectativas e a mesma taxa de queda vista em agosto, quando havia marcado a maior queda desde o ápice da crise financeira global em 2009.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s