Movida: um IPO muito esperado

Nesta quarta-feira, a locadora de veículos Movida será a primeira companhia do ano a iniciar sua negociação de ações na BM&FBovespa. O processo foi conturbado. Para seguir com seu plano, a companhia teve que reduzir o valor mínimo pedido por ação de 8,90 reais para 7,50 reais. Com a redução, a companhia foi avaliada em 1,6 bilhão de reais e deve levantar 536 milhões de reais na oferta.

Segundo a agência de notícias Reuters, um membro da família controladora da empresa de logística JSL (que controla a Movida) fez uma oferta equivalente a 15% do IPO para ajudar a fechar o negócio. Tantas dificuldades refletem o ainda incerto cenário econômico e político brasileiro. Em dezembro, a construtora Tenda cancelou sua oferta após não conseguir o preço desejado por seus papéis. A empresa de diagnósticos por imagem Alliar conseguiu levantar 766 milhões de reais em sua abertura de capital no início de outubro – o primeiro em um ano e quatro meses -, mas desde então as ações caíram 32%.

Por outro lado, a dificuldade da Movida reflete a corrida em marcha com a concorrente Unidas, que se prepara para um IPO na próxima semana. O processo praticamente simultâneo de duas locadoras deu origem a uma concorrência pelo bolso do investidor.

A Movida precisa de dinheiro para reduzir seu endividamento, de 1 bilhão de reais, equivalente a quatro vezes sua geração de caixa. A Unidas tenta abrir o capital pela terceira vez para permitir que os fundos que controlam a empresa vendam suas participações – e sobre dinheiro para investir. A expectativa é que a Unidas também reduza o preço dos papéis – a precipitação será nesta sexta-feira 10.

Além da Unidas, a rede de laboratórios Hermes Pardini também deve estrear na bolsa em fevereiro, e a concessionária de rodovias CCR, já listada, fará uma nova oferta de ações. A companhia aérea Azul também entrou com pedido e IPO, e a lista de empresas que podem entrar na bolsa inclui a rede de supermercados Carrefour, a empresa de investimentos XP e a operadora de saúde Intermédica. Todos estarão de olho no desempenho da Movida hoje.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s