O aperto continua nas construtoras

Em um ambiente de crédito restrito, desemprego alto e baixa confiança do consumidor não há milagre que salve as construtoras de mais um aperto nos resultados do terceiro trimestre. O tamanho da dificuldade do setor deve ser conhecido ao longo desta semana, em que nove companhias divulgam seus balanços.

Nesta terça-feira será a vez da Gafisa que, segundo analistas do banco BTG Pactual, deve apresentar um prejuízo de 27,3 milhões de reais, ante lucro de 13,5 milhões do mesmo período do ano passado. Na prévia já divulgada, a empresa apresentou 497 milhões de reais em vendas contratadas, quase o mesmo patamar do terceiro trimestre de 2015. A estabilidade nas vendas contratadas é um alívio, já que, as vendas das construtoras de capital aberto caíram, em média, 13,3% no período.

O melhor resultado do setor pode vir da construtora de imóveis populares MRV, na quarta-feira 9. Analistas estimam que o lucro da companhia deve chegar a 165 milhões de reais, uma alta de 16% na comparação anual. A explicação continua sendo a triagem mais rigorosa dos compradores, adotada no ano passado, que derrubou o número de distratos. Na quarta-feira a Eztec também divulga seus números. Na quinta-feira 10 será a vez de Cyrela, Even, Rossi e Tecnisa.

Já o balanço mais complicado do setor virá na sexta-feira, com a PDG, que no segundo trimestre apresentou um prejuízo de 740 milhões de reais. A companhia tem uma dívida de 5,4 bilhões de reais e com margens negativas vive à beira de uma recuperação judicial. Para especialistas, as vendas do setor só devem trazer melhoras significativas a partir do segundo semestre de 2017. Isso, é claro, se o Banco Central continuar a reduzir a taxa de juros, a confiança do consumidor avançar e as reformas econômicas forem aprovadas. O caminho é longo; a ver quem sobrevive até lá.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s